Maragogi tem maior crescimento do Norte de AL no Índice de Qualidade Educacional
A cidade é o grande destaque do IQEAL 2023, após saltar da 95ª posição para a 8ª posição, se tornando a cidade mais bem avaliada da região

Maragogi obteve destaque por seu notável crescimento no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas 2023 (IQEAL). De acordo com os resultados divulgados em 2 de junho no Diário Oficial, o município saltou das últimas colocações para ocupar o oitavo lugar entre os 102 municípios alagoanos avaliados. Essa notável evolução reverte a situação dos anos anteriores, quando Maragogi ocupava a 95ª posição no ranking anterior, divulgado em novembro de 2022.
Além de ocupar o oitavo lugar geral no IQEAL, Maragogi também se destaca no ranking dos municípios que mais cresceram desde a última avaliação. Nessa categoria, o município ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas de União dos Palmares, São José da Laje e Jequiá da Praia. Vale ressaltar que Maragogi é o município da Região Norte que apresentou o crescimento mais significativo no índice.

Os indicadores avaliados são segmentados nos níveis básicos, elementares e adequados, que avaliam a estrutura pedagógica e física da escolas, como abastecimento de água, acessibilidade, alimentação, equipamentos, entre outros.

"Maragogi teve um excelente desempenho no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas deste ano. Esse avanço é resultado do trabalho árduo e comprometido de nossos educadores, estudantes e comunidade escolar. Estamos comprometidos em continuar investindo na educação, promovendo aprendizagem de qualidade e impulsionando o desenvolvimento de nossos alunos. Esse resultado nos motiva a seguir em frente, buscando sempre a excelência educacional em Maragogi", disse o secretário da pasta, Artur Bezerra Cavalcante.

Segundo o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, esse avanço reflete o compromisso que a cidade tem com a Educação e o futuro dos estudantes. "Estou imensamente orgulhoso do notável desempenho de Maragogi no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas deste ano. A melhoria significativa no ranking é fruto de um trabalho conjunto e dedicado de toda a equipe educacional e da parceria com a comunidade. Continuaremos investindo na educação, promovendo um ambiente propício para a aprendizagem e buscando constantemente o aprimoramento da qualidade educacional em Maragogi. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para nossas crianças e jovens", disse.

O IQEAL - é uma avaliação realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), com o intuito de medir a qualidade da educação nos municípios alagoanos. O índice leva em consideração indicadores de qualidade, acesso, estrutura, recursos, permanência, melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização, além do aumento da equidade ao considerar o nível socioeconômico dos estudantes. A avaliação também analisa a estrutura pedagógica e física das escolas.

Veja também
Últimas notícias

Ex-presidente Fernando Collor deixa presídio e cumpre pena em prisão domiciliar em Maceió

Cantora Nanna Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro

Homem é assassinado a tiros enquanto pilotava moto no Benedito Bentes, em Maceió

Acidente entre motos deixa homem em estado grave e outro com dedo amputado em Arapiraca

Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em capotamento no Sertão de Alagoas

Motorista invade terreno após ser 'fechado' por caminhão na AL-220, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
