Maragogi tem maior crescimento do Norte de AL no Índice de Qualidade Educacional
A cidade é o grande destaque do IQEAL 2023, após saltar da 95ª posição para a 8ª posição, se tornando a cidade mais bem avaliada da região

Maragogi obteve destaque por seu notável crescimento no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas 2023 (IQEAL). De acordo com os resultados divulgados em 2 de junho no Diário Oficial, o município saltou das últimas colocações para ocupar o oitavo lugar entre os 102 municípios alagoanos avaliados. Essa notável evolução reverte a situação dos anos anteriores, quando Maragogi ocupava a 95ª posição no ranking anterior, divulgado em novembro de 2022.
Além de ocupar o oitavo lugar geral no IQEAL, Maragogi também se destaca no ranking dos municípios que mais cresceram desde a última avaliação. Nessa categoria, o município ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas de União dos Palmares, São José da Laje e Jequiá da Praia. Vale ressaltar que Maragogi é o município da Região Norte que apresentou o crescimento mais significativo no índice.

Os indicadores avaliados são segmentados nos níveis básicos, elementares e adequados, que avaliam a estrutura pedagógica e física da escolas, como abastecimento de água, acessibilidade, alimentação, equipamentos, entre outros.

"Maragogi teve um excelente desempenho no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas deste ano. Esse avanço é resultado do trabalho árduo e comprometido de nossos educadores, estudantes e comunidade escolar. Estamos comprometidos em continuar investindo na educação, promovendo aprendizagem de qualidade e impulsionando o desenvolvimento de nossos alunos. Esse resultado nos motiva a seguir em frente, buscando sempre a excelência educacional em Maragogi", disse o secretário da pasta, Artur Bezerra Cavalcante.

Segundo o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, esse avanço reflete o compromisso que a cidade tem com a Educação e o futuro dos estudantes. "Estou imensamente orgulhoso do notável desempenho de Maragogi no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas deste ano. A melhoria significativa no ranking é fruto de um trabalho conjunto e dedicado de toda a equipe educacional e da parceria com a comunidade. Continuaremos investindo na educação, promovendo um ambiente propício para a aprendizagem e buscando constantemente o aprimoramento da qualidade educacional em Maragogi. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para nossas crianças e jovens", disse.

O IQEAL - é uma avaliação realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), com o intuito de medir a qualidade da educação nos municípios alagoanos. O índice leva em consideração indicadores de qualidade, acesso, estrutura, recursos, permanência, melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização, além do aumento da equidade ao considerar o nível socioeconômico dos estudantes. A avaliação também analisa a estrutura pedagógica e física das escolas.

Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
