Fies 2023: hoje é o último dia para se inscrever
'Sistema pode travar e você ficar sem finalizar a inscrição', diz especialista
Estudantes de todo o país têm até sexta-feira, dia 7, para se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies.
Para isso, é necessário ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br.
Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e ter obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, além de não terem zerado a redação nem participado do exame como treineiro.
Também é preciso ter renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
"Se precisar trocar de instituição de ensino ou curso, não deixe para os últimos momentos, pois o sistema pode travar e você ficar sem finalizar a inscrição", aconselha Alexandre Mori, gerente de financiamentos do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.
Ele explica ainda que as notas sofrem variações diárias, de acordo com o número de candidatos que se inscrevem. Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações do sistema.
"Isso é importante, pois em um dia o aluno pode estar classificado e na ora seguinte não mais. Se o candidato achar que não vai rolar, ainda é possível escolher uma outra opção.”
De acordo com o MEC é necessário informar:
• Número do CPF;
• Email pessoal válido;
• Nome dos membros familiares, CPF dos que tiverem 14 anos ou mais, data de nascimento e renda bruta mensal de todos
O estudante pode escolher até três opções de curso, em ordem de prioridade.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de preferência ou cancelá-la. A classificação no processo seletivo do Fies só leva em conta a última alteração confirmada no sistema.
Veja também
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
