Especialização em Ciências da Natureza e Matemática abre inscrições no Ifal Maragogi
Pós-graduação Lato Sensu estará com inscrições abertas de 14 de agosto a 15 de setembro

A turma 2023 da especialização em Ciências da Natureza e Matemática estará com inscrições abertas no período de 14 de agosto a 15 de setembro. São ofertadas 48 vagas na pós-graduação que funciona no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi e é ministrada por professores da própria instituição.
Conforme o edital, o público-alvo do processo seletivo são candidatos portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente, atuando na rede pública de ensino e com formação em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia. Também podem participar os portadores de diploma de outras graduações que comprovem efetivo exercício docente em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática.
O edital informa que as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no Sistema de Seleção do Instituto Federal de Alagoas. Esse procedimento e o curso são gratuitos.
A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas. A primeira corresponde à avaliação de proposta simplificada de pesquisa adequada às linhas do programa, de caráter eliminatório. A segunda diz respeito à avaliação de Currículo Lattes, de cunho classificatório. O resultado final do certame sai dia 20 de outubro e a aula inaugural está programada para ocorrer dia 11 de novembro.
Capacitação ocorre de modo presencial, mas há conteúdos remotos
A pós-graduação em Ciências da Natureza e Matemática é presencial, mas poderá compreender conteúdos remotos. As aulas e as avaliações presenciais ocorrerão preferencialmente aos sábados, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, no Campus Maragogi, que fica localizado na praia de Peroba. A carga horária será de 360 horas, incluídas as de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno sairá com o certificado de especialista ao final dos estudos.
O grande diferencial desse curso é que 90% dos 21 ministradores possuem mestrado ou doutorado, sendo a maior parte deles servidores do Instituto Federal de Alagoas. De acordo com o coordenador do curso Mateus Queiroz, o conteúdo que eles passarão aos alunos e a forma de realização do Trabalho de Conclusão do Curso foram desenhadas para atender as necessidades dos educadores do Litoral Norte. O objetivo é melhorar a educação.
Mateus Queiroz informou que os pós-graduandos da turma iniciada em 2022 estão aplicando, em sala de aula, os conteúdos que aprenderam nos encontros da capacitação. “Muitos já colocaram em prática a gamificação (especialmente as metodologias ativas), atividades com tecnologia e até sem tecnologia digital, como os jogos de tabuleiros. Alguns também começaram a trabalhar avaliações mais diluídas dentro do período letivo em vez de pontuais”, exemplificou.
Os alunos da especialização tem à disposição laboratórios de Física, Matemática, Química, Biologia e Informática do Campus Maragogi. Contam ainda com auditório e biblioteca.
Veja também
Últimas notícias

Jacaré de grande porte é flagrado em condomínio na Barra Nova, em Marechal Deodoro

Secretaria de Cultura de Arapiraca divulga resultado final da seleção para aquisição de bens culturais

Produção de longa-metragem Antônia realiza seleção de elenco em Penedo

Penedo sedia etapa do Circuito Alagoano de Quadrilhas Juninas até quinta-feira, 26

Alexandre Negrão conquista ouro no Fortaleza International Open de Jiu-Jitsu

Quadrilhas juninas e Raelson Rocha animam Polo Canafístula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
