Política

Ibrape mostra aprovação de 87% da prefeita de São Luís do Quitunde

Márcia Cavalcante lidera a grande preferência do eleitorado

Por Maurício Silva 08/08/2023 15h03
Ibrape mostra aprovação de 87% da prefeita de São Luís do Quitunde
Fernanda Cavalcanti está no segundo mandato em São Luís do Quitunde - Foto: Isac Silva/7Segundos

O Instituto Ibrape divulgou nesta terça-feira (8) o resultado de uma pesquisa feita na cidade de São Luís do Quitunde nesta segunda-feira (7). O levantamento mostrou que a atual prefeita Fernanda Cavalcanti (MDB) é aprovada por 87%. A pré-candidata Márcia Cavalcante (MDB) lidera a grande preferência do eleitorado com 52% (estimulado).

Fernanda Cavalcanti é filha do ex-prefeito Cícero Cavalcante e está no segundo mandato como gestora da cidade do Norte de Alagoas. Ela não pode concorrer no pleito de 2024, mas tem uma grande aprovação do eleitorado quitundense. Segundo o levantamento, a maneira que a gestora vem administrando é aprovada por 87% e reprovada por 13%.

O eleitor também foi questionado pelo Ibrape com a seguinte pergunta: na sua opinião, a administração da prefeita Fernanda Cavalcanti até o momento está? ótimo 15%; bom 60%; regular 14%; ruim 6%; péssimo 3%; e não sabe 2%. 73% do eleitorado pesquisado está satisfeito com a maneira que Fernanda vem administrando e 23% quer mudança.

Na futura disputa eleitoral, o eleitor foi questionado se as eleições fossem hoje, em quem você votaria? Os resultados foram os seguintes (espontâneo quando não são citados os nomes dos pré-candidatos): Márcia Cavalcante 20,3%; Fernanda Cavalcanti 7,1%; Vicka Pacheco 1,7%; João Cordeiro 1,2%; candidato da prefeita 1,1%; Cícero Cavalcante 1,0%; Júnior Pedro 0,5%; outros 0,3%; e não sabe ou não respondeu 66,6%.

No quesito estimulado (quando são citados os nomes dos pré-candidatos) os números foram os seguintes: Márcia Cavalcante 52%; Vicka Pacheco 17%; João Cordeiro 6%; Júnior Pedro 3%; indeciso 16%; e branco/nulo 6%. Márcia Cavalcante é apoiada pela atual prefeita e pelo ex-prefeito Cícero Cavalcante. 

A pesquisa

A pesquisa foi feita no dia 7 de agosto de 2023 nas zonas urbana e rural de São Luís do Quitunde. O levantamento ouviu 800 pessoas a partir de 16 anos de idade. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.