Com atriz de Porto de Pedras, filme ''Sem Coração'' estreia sob aplausos no Festival de Veneza
Filme divulga fotos oficiais da sessão e terá première brasileira no Festival do Rio
A estreia mundial do longa “Sem Coração” aconteceu, no dia 5 de setembro, na sessão oficial seguida de aplausos, no 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde filme faz parte da seleção oficial da Mostra Competitiva Orizzonti. O longa “Sem Coração” terá sua estreia nacional na Première Brasil do Festival do Rio. O filme conta, no elenco principal, com a participação da atriz de Porto de Pedras, Eduarda Samara, que interpreta a personagem "Sem Coração" que dá nome ao longa.
A atriz alagoana começou sua carreira no teatro aos 14 anos e já atuou em filmes como "Bacurau" (2019), dando vida à Madalena na trama. "Foi lindo, vocês precisam assistir!No meu coração esteve toda equipe que se dedicou pra fazer esse filme lindo", destacou Eduarda em suas redes sociais.
"Foi uma sessão muito bonita e emocionante para toda a equipe. A sala Darsena estava com lotação esgotada, e o filme recebeu longos aplausos no final. É um momento muito especial porque chegam de repente as emoções de todo o trabalho que foi até chegar a esse momento. Ver os olhos das nossas jovens atrizes brilhando foi inesquecível." Contou a produtora Emilie Lesclaux.
A diretora Nara Normande declarou. “Fiquei muito feliz com a sessão, a sala enorme cheia. Muito emocionante ver tanta gente. A reação das pessoas foi muito boa, projeção e áudio impecáveis, com uma parte da equipe coma gente. Poder finalmente lançar Sem Coração, o filme nasceu é um alívio e uma alegria muito grande.” O diretor Tião complementa: “Sentimos as pessoas abertas ao filme e torcendo por ele. nos sentimos bem recebidos e ficamos felizes com a energia que vinha das pessoas.”
O longa-metragem é uma coprodução Brasil-França-Itália; dirigido e escrito por Nara Normande e Tião; produzido por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan e Alberto Fasulo (Nefertiti Film), e coproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes. O filme foi rodado em locações no litoral de Alagoas, entre setembro e outubro de 2022 e foi finalizado no Brasil, na Itália e na França. Entre o elenco, estão Maya de Vicq (Tamara), Eduarda Samara (Sem Coração) e Alaylson (Emanuel Galego), além da participação de Maeve Jinkings (Fátima).
Sinopse:
Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
Sobre os diretores
Nara Normande (1986) é alagoana. Morou 20 anos no Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2014, dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Em 2018, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, coprodução com a França, ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Guadalajara, Ottawa AIFF e Brasília. "Sem Coração", codirigido por Tião, é seu primeiro longa-metragem.
Filmografia: Sem Coração, 92 min, 2023; Guaxuma, 14 min, 2018; Sem Coração, 25 min, 2014 e Dia Estrelado, 19 min, 2011.
Tião nasceu em Recife. Em 2008, seu filme “Muro” recebeu o prêmio Un Regard Neuf de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores de Cannes. Seu filme Animal Político (2016) estreou no Festival de Roterdã em 2016.
Filmografia: Sem Coração, 92 min, 2023; Animal Político, 70 min, 2016; Sem Coração, 25 min, 2014; Muro, 18 min, 2008 e Eisenstein, 19 min, 2006.