Cultura

Maragogi realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura

O evento teve como objetivo o debate e a construção coletiva de ideias para a formulação de políticas públicas

Por Assessoria 28/09/2023 10h10 - Atualizado em 28/09/2023 10h10
Maragogi realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura
Prefeito Sérgio Lira é um grande incentivador da cultura - Foto: Assessoria

Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria de Cultura realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura, na sede da pasta, localizada na orla da cidade. Com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, o evento tem como objetivo o debate e a construção coletiva de ideias para a formulação de políticas públicas que fortaleçam a cultura da nossa cidade.

A conferência deste ano é dividida em seis eixos temáticos norteadores dos debates sobre o desenvolvimento do aspecto cultural. São eles: “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória”; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”; Economia criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e, por fim, Direito às Artes e Linguagens Digitais”.

Evento foi realizado nesta quarta-feira. Foto: Assessoria


Após a abertura do evento, leitura e aprovação do Regimento Interno, a conferência seguiu com as palestras, painéis e grupos de trabalhos sobre os eixos temáticos. Concluídas as deliberações, houve a votação dos delegados municipais que irão participar da 5ª Conferência Estadual de Cultura de Alagoas, para levar as propostas definidas na 3ª CMC de Maragogi.

Evento teve participação cultural de capoeira. Foto: Assessoria


“Para mim, é uma grata surpresa a quantidade de pessoas participantes. Na busca pela democratização da cultura em nossa cidade, estamos comprometidos em tornar o acesso às expressões artísticas e culturais uma realidade para todos os nossos cidadãos. Acreditamos que a cultura é um direito fundamental que enriquece nossas vidas e fortalece nossa identidade como comunidade”, disse o prefeito.

Além do prefeito, a conferência contou com a participação do secretário da pasta, José Carlos, do secretário de Assistência Social, Paulo Nunes, da secretária do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Poliana Nascimento, e também servidores e representantes da comunidade artística e cultural. Houve, ainda, apresentações de representantes das filarmônicas e de grupos de capoeira de Maragogi.

Paulo Nunes (Assistência Social) esteve presente. Foto: Assessoria