Meio ambiente

Baleia é achada morta na Praia de São Bento

Fato foi registrado nesta segunda-feira (23)

Por Maurício Silva 23/10/2023 15h03 - Atualizado em 24/10/2023 08h08
Baleia é achada morta na Praia de São Bento
Baleia foi encontrada em avançada estado de decomposição, em São Bento - Foto: Cortesia

Uma baleia em avançado estado de putrefação foi achada morta no mar da Praia de São Bento. O fato nas águas do município de Maragogi foi registrado no final da manhã desta segunda-feira (23) e tem chamado a atenção de moradores da cidade do Litoral Norte de Alagoas.

O animal da espécie cachalote foi encontrado boiando no mar perto do trecho das famosas Crôas de São Bento. A Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi foi acionada para a ocorrência e está adotando as medidas legais. O Instituto Biota de Conservação também foi acionado.

A suspeita é que a baleia é da espécie jubarte e as pessoas que viram o animal acreditam que ela já estava morta há dias por conta do avançado estado de decomposição. O óleo natural da baleia já se dissipou nas águas do mar de São Bento.

O animal morto já tem causado mal cheiro no mar. Os técnicos do Instituto Biota irão fazer a coleta de materiais para identificar a possível causa da morte. A baleia está num local de difícil em São Bento, já perto do limite com a Praia do Salgado (Japaratinga).

Animal morto veio parar no mar de São Bento. Foto: Cortesia