Turismo

Verão Maragogi: Praia de São Bento é paraíso histórico e gastronômico

Local é a nova aposta do turismo na cidade do Litoral Norte de Alagoas

Por Maurício Silva 18/03/2022 16h04 - Atualizado em 18/03/2022 16h04
Verão Maragogi: Praia de São Bento é paraíso histórico e gastronômico
Praia de São Bento é bonita por natureza - Foto: Assessoria

Um paraíso histórico e gastronômico: assim pode ser definida a linda Praia de São Bento. O local é a nova aposta do turismo na cidade do Litoral Norte de Alagoas. O 7Segundos encerra a série de reportagens especiais sobre o Verão Maragogi e as dez praias do Caribe Brasileiro (clique nos nomes das praias no final da reportagem e tenha acesso a todas as outras matérias) e desta vez desembarcou na bucólica aldeia de pescadores que tem a tranquilidade como uma das grandes características.

São Bento é o povoado mais antigo de Maragogi e fica entre as praias do Salgado (Japaratinga) e a do Camacho, ficando a apenas 3km do Centro da cidade. Rico em cultura, o distrito possui uma série de atrativos turísticos em potencial como: as ruínas da Igreja de São Bento, o artesanato, as fábricas do bolinho de goma, a tradicional pesca do marisco e a pequena igreja na foz do rio Salgado.

Praia de São Bento é uma das mais lindas do Litoral Norte. Foto: Sérgio Ricardo


O secretário de Turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos, destacou pontos de São Bento. “A Praia de São Bento, curiosamente, tem formações de bancos de areia únicos, e, por muito tempo, foi frequentada especialmente por moradores e pescadores locais. O turismo no povoado vem sendo muito procurado por inúmeros visitantes de Maragogi, seja por quem deseja conhecer de buggy ou até mesmo aqueles que não deixam de visitar as Crôas de São Bento, uma piscina natural encantadora”, enfatizou.

O Mosteiro de São Bento é um dos atrativos de São Bento: Foto: Assessoria


Culinária

São Bento é a praia dos sabores de Maragogi. Quem visita a histórica aldeia de pescadores precisa degustar os maravilhosos pratos a base de marisco, taioba, ostras, camarão, lagosta e ainda tem os deliciosos bolinhos de goma “sequilho”, e o famoso “Sua Mãe”.

Moqueca de Marisco é uma delícia gastronômica de São Bento. Foto: Isac Silva


Marisqueiras

Uma imagem que retrata muito bem o povoado são as famosas marisqueiras. Mulheres guerreiras que ganham a vida cavando o delicioso marisco. Rosineide dos Santos, de 68 anos de idade, é marisqueira de São Bento e disse que a praia tem enorme representação na sua vida. “Significa tudo! Nasci e me criei aqui. Pra mim significa tudo. Cavar marisco sempre foi o meu ganha-pão, hoje estou aposentada, mas venho cavar marisco com prazer”, disse.

Anita e Rosineide são duas famosas marisqueiras de São Bento. Foto: Isac Silva


Outra figura importante na comunidade é a também marisqueira Anita dos Santos, de 68 anos. “São Bento representa tudo pra mim! Os meus filhos se criaram aqui, casaram aqui e adoro São Bento. Pra mim é uma praia maravilhosa. Ser marisqueira pra mim é tudo! Eu gosto de cavar, gosto de comer. Minha família foi sustentada graças ao marisco”, revelou ela dizendo que o marisco foi e é essencial na vida dela.

O tradicional bolinho de goma "sequilho" é uma das marcas de São Bento. Foto: Isac Silva


Turistas encantados

São Bento é a nova aposta do turismo de Maragogi e o número de turistas e empreendimentos na comunidade vem crescendo. A turista de Araraquara, Isabella Nascimento, gostou muito de São Bento. “Achei maravilhosa e ela tem uns bancos de areia que é uma formação única que eu nunca vi coisa igual, muito bonito, gostoso, o mar limpinho, o mergulho nas crôas foi fantástico”, afirmou.

Tranquilidade é umas das marcas de São Bento. Foto: Assessoria


Série Especial

O 7Segundos produziu durante o Verão 2022 dez reportagens especiais sobre as dez praias da cidade de Maragogi, que é o segundo polo turístico de Alagoas e é um dos lugares mais procurados do Brasil por turistas para passar a alta estação. As praias são: Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Xaréu “Praia da Bruna”, Antunes, Barra Grande, Burgalhau, Maragogi, Camacho e São Bento.

São Bento é uma praia de mar calmo. Foto: Isac Silva