Agricultura

Alagoas já vacinou mais de 17 mil animais contra a Peste Suína Clássica

Quinta etapa da campanha segue até o dia 12 de dezembro, com vacinadores percorrendo as propriedades em todo o Estado

Por Agência Alagoas 28/11/2023 15h03
Alagoas já vacinou mais de 17 mil animais contra a Peste Suína Clássica
Campanha contra a Peste Suína Clássica é direcionada a todos os criadores de suínos - Foto: Assessoria

A 5ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) já imunizou 17.011 animais em Alagoas, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Esta etapa, que teve início no em 30 de outubro, segue até 12 de dezembro, com vacinadores visitando as propriedades e vacinando os animais.

Alagoas é o primeiro dos 11 estados da zona não livre da PSC que aderiu ao projeto-piloto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Durante a 4ª etapa, o Estado realizou a maior cobertura vacinal da campanha contra PSC, com a vacinação de 138.519 animais em mais de 5 mil propriedades, sendo que a meta inicial era de 120 mil animais.

A quarta etapa alcançou números muito relevantes em relação às outras realizadas em Alagoas. Na primeira etapa, em 2021, foram vacinados 119 mil animais. Na segunda, 127 mil, e na terceira, 116 mil animais. Os bons resultados nas campanhas trazem mais segurança para os criadores, que podem produzir sabendo que o Estado está protegendo os plantéis e também a saúde dos consumidores.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) ressalta que, para que o estado conquiste o status de zona livre da Peste Suína Clássica, podendo chegar a não obrigatoriedade da vacina nos animais, é importante a adesão de todos os criadores. A imunização fortalece a suinocultura alagoana, garantindo a saúde dos animais e oportunizando aumento na produtividade, além de assegurar a abertura de mercados para comercialização da carne suína e produtos da cadeia produtiva.

Campanha contra PSC

A campanha contra a Peste Suína Clássica é direcionada para todos os criadores de suínos. Em Alagoas, cerca de 90% dos criadores são da agricultura familiar. A vacina é gratuita, graças ao investimento de mais de R$ 500 mi feito pelo Governo do Estado, através da Seagri, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, a ABCS e o Ministério da Agricultura.