Agricultura

Governo de Alagoas e Seagri realizam entrega de caminhão do Programa de Aquisição de Alimentos

Ação acontecerá na 11º Edição do Governo Presente, na cidade de Maragogi, como parte das atividades da pasta no litoral Norte alagoan

Por 7Segundos, com Assessoria 17/11/2021 16h04
Governo de Alagoas e Seagri realizam entrega de caminhão do Programa de Aquisição de Alimentos
Entrega será feita no terreno do Aeroporto Costa dos Corais - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL), vai doar um caminhão baú como parte das ações da pasta na 11º edição do Governo Presente na Região Norte de Alagoas.

O primeiro veículo vai ser entregue ao município de Maragogi e, posteriormente, mais nove serão destinados para outras cidades da Zona da Mata, Sertão e Agreste de Alagoas.


Acompanhado do governador Renan Filho, o secretário Maykon Beltrão fará a entrega do caminhão que tem o objetivo de auxiliar nas atividades de distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Litoral Norte alagoano.

O Programa de Aquisição de Alimentos, PAA adesão estadual EMATER /MC, na modalidade 'Compra com Doação Simultânea em Alagoas', é uma política pública que vem se tornando um marco para a independência da agricultura familiar no estado, principalmente, por consolidar e ampliar os canais de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O PAA Alagoas segue beneficiando os agricultores familiares e suas organizações pela dinâmica da comercialização da produção, com preços justos, na melhoria da segurança alimentar e nutricional do alimento ofertado.

PAA Alimentos em Alagoas

São 63 itens produzidos da Agricultura Familiar do Estado, como cereais e hortícolas, proteína animal, sucos e panificados. Destacam-se a cadeia da fruticultura com 36% e de raízes e tubérculos com 42%.

Com a execução do PAA adesão estadual, houve a ocupação de mais de cinco mil agricultores familiares como meio da mão-de-obra direta na produção de alimentos. Este resultado estimula e promove a produção de alimentos, por meio das ações de serviços de assistência técnica e extensão rural, que orientam princípios e práticas de uma agricultura que visam o aumento de produtividade ambientalmente sustentável.

Em 2020, foram beneficiadas 1.568 famílias de agricultores familiares fornecedores de alimentos com o PAA Adesão Estadual e 221 unidades que receberam doações. Mais de 2.550 toneladas de alimentos adquiridos pelo PAA, totalizando um investimento de mais de R$ 6,85 milhões de reais para cerca de 100 mil alagoanos.

SERVIÇO
Entrega de caminhão do PAA Alimentos
Local: Obra de construção do Aeroporto Costa dos Corais, Maragogi
Data: 18/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 09h:30