Política

Pesquisa mostra aprovação de 87% do prefeito de Matriz de Camaragibe

Fernando Cavalcante lidera com folga a preferência do eleitorado

Por Maurício Silva 05/12/2023 14h02
Pesquisa mostra aprovação de 87% do prefeito de Matriz de Camaragibe
Fernando Cavalcante, prefeito de Matriz de Camaragibe - Foto: Assessoria

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ibrape nesta terça-feira (5) mostrou que o atual prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Henrique Cavalcante (MDB), tem a aprovação de 87%. O gestor também lidera com folga a preferência do eleitorado e caminha para uma reeleição tranquila.

De acordo com o levantamento feito pelo Ibrape, o mais jovem prefeito alagoano vem fazendo um governo de referência na cidade do Norte de Alagoas. A pesquisa pergunta ao eleitor se ele aprova ou desaprova a administração de Fernando Henrique Cavalcante (FHC) e o resultado foi: aprova 87% e desaprova 13%.

O eleitorado de Matriz de Camaragibe também foi questionado sobre a avaliação da administração do prefeito Fernando Cavalcante, até o momento e os dados foram: ótimo 18%; bom 58%; regular 13%; ruim 6%; e péssimo 5%.

Disputa eleitoral

O Ibrape também fez um levantamento sobre a disputa eleitoral de 2024. Na avaliação espontânea (quando não são citados os nomes dos pré-candidatos) os números foram os seguintes: Fernando Cavalcante 36,5%; o ex-prefeito Marquinhos 4,6%; Cícero Cavalcante 2,9%; outros 0,2%; e não sabe ou não respondeu 55,8%.

Na avaliação estimulada (quando são citados os nomes dos pré-candidatos) os dados foram os seguintes: Fernando Cavalcante 67%; o ex-prefeito Marquinhos 13%; indecisos 16%; e branco ou nulo 4%. Portanto, se o pleito eleitoral fosse hoje, o atual prefeito seria reeleito com folga.

Rejeição

O eleitor de Matriz de Camaragibe também foi questionado se as eleições para prefeito fosse hoje, em quais nomes não votaria de jeito nenhum para prefeito. O ex-prefeito Marquinhos tem a maior rejeição do eleitorado com 47%; não sabe ou não respondeu 46%; e o prefeito Fernando Cavalcante 11%.

A pesquisa

O Instituto Ibrape fez o levantamento nas áreas urbana e rural de Matriz de Camaragibe nesta segunda-feira (4) e ouviu 800 eleitores a partir de 16 anos de idade. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.