Empresa Verde Alagoas sofre a primeira derrota na Justiça
O Justiça da Comarca de Maragogi emitiu uma liminar que impõe restrições a empresa Verde Alagoas, responsável pelo abastecimento de água no município desde 2022. A prestadora do serviço de fornecimento de água está obrigada, em um prazo de até dias dias, a suspender cobranças aleatórias, além de realizar a leitura mensal dos hidrômetros em suas unidades consumidoras. Ela só poderá faturar com base no consumo real, evitando a prática anterior de cobrar uma tarifa mínima multiplicada pelo número de apartamentos, sob pena de uma multa diária.
De acordo com a Associação do Trade Turístico, que entrou com uma ação coletiva, a decisão representa um importante passo na direção da legalidade das cobranças realizadas pela Verde Alagoas. Segundo a denúncia, as leituras feitas pela empresa não representariam o consumo real, além disso, a empresa estaria fazendo as cobranças com base no número de apartamentos.
Começo
Em outubro de 2022, a empresa Verde Alagoas assumiu a água do município de Maragogi. Representantes da empresa informaram à população que só cobrariam a taxas e tarifas a partir de janeiro de 2023. Em fevereiro de 2023, os primeiros talões de cobrança foram entregues. De acordo com os denunciantes, as contas chegaram a ultrapassar R$ 1 mil em casas de famílias carentes. Além dos valores altos, todos foram cadastrados como inadimplentes, pois o sistema da empresa já contabilizava os débitos dos meses de dezembro de 2022 e de janeiro e fevereiro de 2023.
Segundo eles, as medições nos hidrômetros foram feitas por estimativa, um meio ilegal para o enriquecimento ilícito da empresa. O prejuízo causado pela empresa se estendeu ao carnaval de 2023, quando, por falta d’água, a cidade se esvaziou de turistas, que não conseguiam água encanada para tomar banho.
Últimas notícias
Colisão entre duas motocicletas deixa ferido no povoado Tigui, em Arapiraca
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
