Empresa Verde Alagoas sofre a primeira derrota na Justiça
O Justiça da Comarca de Maragogi emitiu uma liminar que impõe restrições a empresa Verde Alagoas, responsável pelo abastecimento de água no município desde 2022. A prestadora do serviço de fornecimento de água está obrigada, em um prazo de até dias dias, a suspender cobranças aleatórias, além de realizar a leitura mensal dos hidrômetros em suas unidades consumidoras. Ela só poderá faturar com base no consumo real, evitando a prática anterior de cobrar uma tarifa mínima multiplicada pelo número de apartamentos, sob pena de uma multa diária.
De acordo com a Associação do Trade Turístico, que entrou com uma ação coletiva, a decisão representa um importante passo na direção da legalidade das cobranças realizadas pela Verde Alagoas. Segundo a denúncia, as leituras feitas pela empresa não representariam o consumo real, além disso, a empresa estaria fazendo as cobranças com base no número de apartamentos.
Começo
Em outubro de 2022, a empresa Verde Alagoas assumiu a água do município de Maragogi. Representantes da empresa informaram à população que só cobrariam a taxas e tarifas a partir de janeiro de 2023. Em fevereiro de 2023, os primeiros talões de cobrança foram entregues. De acordo com os denunciantes, as contas chegaram a ultrapassar R$ 1 mil em casas de famílias carentes. Além dos valores altos, todos foram cadastrados como inadimplentes, pois o sistema da empresa já contabilizava os débitos dos meses de dezembro de 2022 e de janeiro e fevereiro de 2023.
Segundo eles, as medições nos hidrômetros foram feitas por estimativa, um meio ilegal para o enriquecimento ilícito da empresa. O prejuízo causado pela empresa se estendeu ao carnaval de 2023, quando, por falta d’água, a cidade se esvaziou de turistas, que não conseguiam água encanada para tomar banho.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
