Empresa Verde Alagoas sofre a primeira derrota na Justiça

O Justiça da Comarca de Maragogi emitiu uma liminar que impõe restrições a empresa Verde Alagoas, responsável pelo abastecimento de água no município desde 2022. A prestadora do serviço de fornecimento de água está obrigada, em um prazo de até dias dias, a suspender cobranças aleatórias, além de realizar a leitura mensal dos hidrômetros em suas unidades consumidoras. Ela só poderá faturar com base no consumo real, evitando a prática anterior de cobrar uma tarifa mínima multiplicada pelo número de apartamentos, sob pena de uma multa diária.
De acordo com a Associação do Trade Turístico, que entrou com uma ação coletiva, a decisão representa um importante passo na direção da legalidade das cobranças realizadas pela Verde Alagoas. Segundo a denúncia, as leituras feitas pela empresa não representariam o consumo real, além disso, a empresa estaria fazendo as cobranças com base no número de apartamentos.
Começo
Em outubro de 2022, a empresa Verde Alagoas assumiu a água do município de Maragogi. Representantes da empresa informaram à população que só cobrariam a taxas e tarifas a partir de janeiro de 2023. Em fevereiro de 2023, os primeiros talões de cobrança foram entregues. De acordo com os denunciantes, as contas chegaram a ultrapassar R$ 1 mil em casas de famílias carentes. Além dos valores altos, todos foram cadastrados como inadimplentes, pois o sistema da empresa já contabilizava os débitos dos meses de dezembro de 2022 e de janeiro e fevereiro de 2023.
Segundo eles, as medições nos hidrômetros foram feitas por estimativa, um meio ilegal para o enriquecimento ilícito da empresa. O prejuízo causado pela empresa se estendeu ao carnaval de 2023, quando, por falta d’água, a cidade se esvaziou de turistas, que não conseguiam água encanada para tomar banho.
Últimas notícias

Baleia encanta banhistas com espetáculo raro na praia da Jatiúca

Festival da Mariscada 2025 já faz história no primeiro dia de festa em Maragogi

Homem é esfaqueado por companheira ao tentar terminar o relacionamento, em Arapiraca

Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas

Olimpíada de Educação Financeira tem adesão de 100% das escolas estaduais

JHC entrega praça totalmente revitalizada no Feitosa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
