Paulo Dantas anuncia inauguração de Creche Cria em Campestre
Essa será a 54ª unidade entregue pelo Governo de Alagoas
O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou que vai inaugurar nesta terça-feira (20) mais uma Creche Cria, desta vez no município de Campestre. Será 54ª unidade inaugurada em Alagoas. O modelo da creche é padrão, e tem capacidade para matricular até 200 crianças.
Em Campestre, a unidade educacional vai funcionar em tempo integral, das 7h às 15h, para atender crianças entre oito meses de idade a três anos e 11 meses. A prefeitura municipal doou o terreno e a construção foi realizada com recursos do Governo do Estado, que entregou o equipamento com toda estrutura necessária, a exemplo de mobiliário e maquinário.

A gestão é atribuição da administração municipal de cada localidade que recebe a creche, inclusive para definir sobre a faixa etária das crianças matriculadas e se a unidade funcionará por turno ou em tempo integral – a exceção é Maceió, uma vez que a prefeitura não aceitou gerir a creche localizada em Mangabeiras. O Estado, por meio da Secretaria da Primeira Infância, contribui com a formação dos professores, que vão atuar na unidade, e com o suporte de vários projetos.
Conforme a coordenadora da primeira infância de Campestre, Sara de Brito Oliveira, o município, até antes da inauguração, possuía apenas uma creche que não atendia a demanda. Para Sara, a Creche Cria representa a realização de um sonho. Ela, que em todos os momentos participou da Educação Infantil do município, disse que sempre desejou um espaço que contemplasse a criança na sua totalidade.
Homenageada
A nova creche, localizada na zona urbana, vai começar a funcionar no próximo dia 25 de fevereiro, e receberá o nome de Centro Educacional Infantil Professora Maria de Lourdes Mendes Silva. A homenageada nasceu em Rio Formoso (PE), mas começou a lecionar em Jacuípe (AL). Ingressou no serviço público, por meio de concurso, e tornou-se professora da Escola Isolada de Campestre, localizada no vilarejo Campestre que, na época, pertencia a Jundiá (AL).
Como educadora, foi considerada uma profissional de excelência. Anos depois, assumiu a direção da unidade de ensino, que passou a ser referência na localidade. A comunidade escolar passou a funcionar em um novo prédio, que recebeu o nome de Escola Francisca Barreto da Silva, em homenagem à mãe do ex-prefeito, Domingos Barreto da Silva, esposo da homenageada. Durante a gestão do marido, Lourdes foi secretária de Educação. A homenageada faleceu em 30 de março de 2022.

Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
