Utilidade Pública

Matriz de Camaragibe entrega carteirinhas para pessoas com espectro autista

Carteirinha garante direito à prioridade e dignidade no atendimento

Por 7Segundos 20/02/2024 15h03 - Atualizado em 20/02/2024 16h04
Matriz de Camaragibe entrega carteirinhas para pessoas com espectro autista
Entrega de carteirinhas para autistas em Matriz de Camaragibe - Foto: Reprodução/Instagram

Nesta manhã de terça-feira (20), a Prefeitura de Matriz de Camaragibe, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou a 1ª remessa de carteirinhas para pessoas com o espectro autista. A entrega aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com a presença da secretária Iolanda Evangelista e familiares dos beneficiados. 

Para Janaína, mãe de um menino com autismo, a carteira vem como um grande ganho na rotina de atendimentos. "Como muita gente diz: o autismo não tem rosto, então a carteirinha garante um atendimento digno e necessário com prioridade legal para que nossos filhos possam se desenvolver bem, evitando crises e permitindo que eles tenham o atendimento diferenciado e rápido de acordo com a necessidade deles", ressaltou. 

Janaína ao lado da secretária Iolanda. Foto: Assessoria.

Vale lembrar que para obter a carteirinha não precisa ser beneficiário do Bolsa Família, basta ter em casa uma pessoa autista. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. O tratamento do TEA é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar.