Trânsito

Japaratinga lança programa ‘A Escola e o Trânsito’

Projeto foi lançado nesta sexta-feira (15)

Por Maurício Silva 15/03/2024 15h03
Japaratinga lança programa ‘A Escola e o Trânsito’
Em discurso, o prefeito Déo destacou a relevância do projeto - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A Prefeitura de Japaratinga lançou na manhã desta sexta-feira (15) o programa ‘A Escola e o Trânsito’. A implantação do projeto na cidade turística do Litoral Norte de Alagoas ocorreu no Auditório Prefeito Celso Ramalho de Freitas, no bairro Centro. O prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) participou do lançamento e é o grande entusiasta da educação no trânsito.

Japaratinga tem se tornado referência quando o assunto é educação no trânsito. O município litorâneo vem passando por uma grande transformação quando o assunto é trânsito e virou modelo de gestão em Alagoas. A gestão municipal não vem medindo esforços para que o setor melhore a cada dia.

Vice-prefeito Jailton dos Santos 'Jal' destacou a importância do projeto. Foto: Isac Silva


O prefeito Déo ficou entusiasmado com a implantação do projeto. “Graças a Deus estou muito feliz mesmo porque é um projeto pioneiro. Nosso município hoje está sendo muito bem representado e com este lançamento do livro ‘A Escola e o Trânsito’ é mais um compromisso da gestão. Como eu costumo falar: ‘quando se quer, se faz’. Quem ganha é a nossa população, é o nosso visitante, é um olhar diferente que tem para Japaratinga”, destacou.

O diretor de trânsito de Japaratinga, João Batista Neto, frisou que o município avança com o projeto. “Hoje nós lançamos o programa que contempla toda rede pública do município, 100% dos alunos da rede pública contemplados, reforçado por uma lei aprovada aqui no município, a lei nº 693, que condiciona o município a ministrar a educação para o trânsito de forma extracurricular. Isso é muito positivo para o município turístico que faz o ordenamento do trânsito, que começa a colher resultados positivos, tanto na questão da educação como na redução constatada nos índices de acidentes”, ressaltou.

João Batista e Déo trabalham para melhorar o trânsito em Japaratinga. Foto: Isac Silva


A escritora e especialista em segurança no trânsito, Roberta Torres, explicou o que é o projeto. “Qual o principal objetivo desse programa? salvar vidas no trânsito. A ideia é trabalhar com o tema nas escolas do ensino fundamental, com as crianças, os adolescentes, falando sobre trânsito em outras disciplinas: matemática, português, artes e com isso fazer com que as crianças, os adolescentes possam ter uma percepção de risco maior e possam agir de uma maneira segura no trânsito. Para além disso, levar esse conhecimento para as famílias”, disse.

Livro será entregue na Rede Municipal de Educação. Foto: Isac Silva


O lançamento contou com a participação de vários órgãos que trabalham diretamente com o trânsito como: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT Maragogi), entre outros.

Japaratinga investe para melhorar o trânsito na cidade turística. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*