Alagoas

Fortes chuvas comprometem abastecimento de água em seis cidades

Casal e Verde monitoram a situação

Por 7Segundos 05/04/2024 08h08 - Atualizado em 05/04/2024 16h04
Fortes chuvas comprometem abastecimento de água em seis cidades
Porto Calvo foi um dos municípios afetados - Foto: Arquivo / 7 Segundos

As fortes chuvas que castigaram o Litoral e a Zona da Mata Norte comprometeram o abastecimento de água em seis municípios nesta quinta-feira (4). O problema afetou as cidades de: Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Novo Lino, Colônia Leopoldina e Ibateguara.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), as chuvas intensas nesta quinta (4) carregaram sedimentos para os mananciais que abastecem Novo Lino, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Colônia Leopoldina. Isso dificulta o tratamento da água pela Casal, impactando o fornecimento para as cidades.

A Verde Alagoas informou que devido a turbidez da água bruta que é operada pela Casal, em Matriz de Camaragibe, paralisou o abastecimento, nesta quinta. Toda cidade foi afetada. Assim que a Casal retome a produção de água, passará para Verde Alagoas realizar a distribuição.

Em Porto Calvo, as fortes chuvas causaram instabilidade no fornecimento de energia elétrica ocasionada pela Equatorial, a cidade de Porto Calvo ficou com o abastecimento de água suspenso, nesta quinta-feira (4). Toda cidade foi afetada. A Verde Alagoas comunicou que retorno do potencial elétrico o abastecimento será normalizado gradativamente. Em caso de dúvidas, ligar para 0800 941 0195.

A Casal e a Verde Alagoas comunicaram que estão monitorando a situação e trabalhando para retomar a capacidade normal de tratamento o mais rápido possível. A normalização do fornecimento de água depende da melhora da qualidade da água nos mananciais.