[Vídeo] Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos orienta sobre documentação de crianças
Alerta serve para auxiliar em buscas em caso de crianças desaparecidas
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/AL) faz alerta aos pais e orienta sobre a importância de os filhos possuírem documento de identificação. O alerta, feito neste 25 de maio, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, segue o propósito da campanha: "Maria Clara não será esquecida".
A coordenadora do PLID/AL, promotora de Justiça Marluce Falcão, tem-se empenhado, com toda a Rede Plid/AL, para estrategicamente prevenir e encontrar alternativas que facilitem as buscas por meninas de meninos que, de forma inesperada, somem de suas famílias.
“Infelizmente, em Alagoas, ainda temos muitos casos de crianças desaparecidas e nossa luta é diária nas buscas esperançosas para encontrá-las e devolvê-las aos familiares. O Plid trabalha em silêncio, nos bastidores há muita gente empenhada, acionando outros estados, até outros países quando obtemos alguma informação e há suspeita da possibilidade de a pessoa que procuramos se encontrar por lá. É um trabalho árduo, mas gratificante. Acima de tudo muito importante, mas precisamos da força da sociedade também”, afirma Marluce Falcão.
Nos dados catalogados do Sinalid/PLIDAL, o número de crianças desaparecidas em Alagoas é considerado mesmo com todos os esforços e priorizando as buscas como determinam as leis.
“Da lista de desaparecidos em Alagoas, as crianças ocupam 2,61% do montante. Isso não significa falta de buscas, que os casos foram esquecidos, a rede Plid trabalha com muito afinco, dedicação, e todas as diligências só findam quando há a elucidação. Lógico que nosso intuito é encontrar com brevidade, no entanto, há casos muito complexos e, às vezes, quando deduzimos que chegamos a um grande avanço há interferências que nos fazem voltar e refazer algumas partes do caminho já percorrido. Já encontramos muitas crianças, já devolvemos a alegria de muitas famílias e o que posso reafirmar é o compromisso e empenhamento do Plid/Al desde sua implantação, há seis anos”, ressalta a coordenadora.
Hoje, em nosso estado, o PLID/Al tem , na totalidade, em seus registros 2.480 casos sob investigação e, deles, o percentual de 2,61% corresponde a crianças de 0 a 11 anos.
Nova Lei
A Lei n° 14.811/2024 acrescentou ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) mais um tipo penal incriminador direcionado a pais ou responsáveis..
Por ela foi inserido no ECA o art. 244 C, considera crime, deixar os pais ou responsáveis legais de comunicar imediatamente à autoridade o desaparecimento de criança ou adolescente, prevendo pena de prisão de dois a quatro anos e multa.
“ Após alguns casos trágicos no Brasil, em que os pais por conta própria iniciam as buscas, retardando a busca imediata pelas autoridades , inclusive divulgando sem as devidas cautelas legais, na Internet, dando causa a resultados trágicos, foi necessária a nova norma penal”.
E o que o Plid/Al do MP de Alagoas pensou para ajudar nas buscas e identificação de crianças desaparecidas?
Em março de 2024 foi lançada, em parceria com o Instituto de Identificação, a campanha de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes em Alagoas com o tema “Maia Clara Não Será Esquecida” em alusão a uma menina de cinco anos que desapareceu em 2021, no bairro Vergel do Lago, em Maceió.
A iniciativa tem como objetivo chamar os pais à responsabilidade, conscientizando-os da importância de seus filhos possuírem a carteira de identidade. No entanto, ainda não foi detectada pelo Plid/Al a adesão devida. Ou seja, não foi dada a devida atenção a essa ferramenta imprescindível quando se trata do desaparecimento de crianças e adolescentes.
“Exige o sistema de proteção, procuramos ajudar a sociedade apresentando formas importantes de ações preventivas, mas o engajamento das famílias, dos pais, precisa ocorrer. Quando iniciamos as buscas por uma criança que tem o documento, já possuímos um elemento que pode ser primordial no resultado. de como urgente e eficaz na rede de busca imediata do PLID/AL, Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público de Alagoas. Quanto mais rápido se iniciar as buscas, será maior a chance da criança voltar pra casa.
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
