Criação da Rota das Cidades Coloniais beneficia Porto Calvo
Projeto de Lei foi aprovado na Câmara dos Deputados
A histórica cidade de Porto Calvo, no Norte de Alagoas, é um dos municípios que será beneficiado com a criação da Rota Turística das Cidades Coloniais Alagoanas. O Projeto de Lei 3758/2023, de autoria do deputado federal Alfredo Gaspar (União Alagoas), foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesse mês de julho.
Porto Calvo foi a primeira sesmaria alagoana e é um dos principais palcos do Período Holandês no Brasil. A cidade é palco de importantes batalhas e é terra de importantes personagens para a história do Brasil como Antônio Guedes de Miranda e Domingos Fernandes Calabar.
O PL aprovado pelos deputados estabelece a criação da Rota Turística das Cidades Coloniais Alagoanas, um marco importante para o desenvolvimento do turismo histórico e cultural no Estado. A proposta que visa estimular o desenvolvimento de atividades turísticas, com a estruturação, gestão e promoção dos atrativos nos municípios de Porto Calvo, Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Água Branca segue agora para aprovação no Senado.
Alfredo Gaspar destacou que o projeto é essencial para o desenvolvimento das cidades. “Esse projeto foi pensando como ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento do interior do Estado, gerando emprego e renda com suas ramificações empresariais. Ela faz parte da nossa luta contínua para divulgar as belezas de Alagoas e ampliar a economia local. Tenho certeza de que a implementação desta proposta contribuirá para a prosperidade e o desenvolvimento das comunidades alagoanas”, afirmou.
A aprovação do projeto possibilitará a liberação de recursos específicos para as cidades beneficiadas pela rota, fortalecendo a infraestrutura turística e atraindo mais visitantes para a região. “Essas cidades históricas de Alagoas oferecem uma rica experiência cultural, histórica e ecológica aos visitantes. Com seu patrimônio arquitetônico preservado, belezas naturais e tradições locais, elas são destinos imperdíveis para quem deseja conhecer a história e a cultura do nosso estado de Alagoas,” destacou o deputado.

Veja também
Últimas notícias
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
3º BPM em Arapiraca lidera ranking e registra aumento em ações de segurança em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
