‘Preparar esses meninos para enfrentar desastres climáticos’, diz Lula sobre serviço militar
Presidente defendeu participação geral na questão ambiental: ‘Não é mais problema da academia e dos cientistas’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu nesta quarta-feira (11) inserir a educação ambiental e a formação em defesa civil no serviço militar. A ideia do petista é capacitar os jovens que se alistam no combate a incêndios ambientais e outras catástrofes ambientais. “Conversei com o comandante do Exército, o general Tomás [Paiva], e disse para ele: ‘Quem sabe a gente devesse aproveitar esses jovens que vão servir o Exército para que a gente formasse eles, especializasse eles, exatamente na defesa civil, para que eles tivessem preparados para enfrentar desastres climáticos’”, propôs Lula.
A declaração foi feita em entrevista a uma rádio amazonense. “Já que está um ano nas Forças Armadas, vamos tentar preparar esses meninos. São 70 mil jovens por ano que a gente pode preparar e torná-los profissionais de combate às questões climáticas, de defesa do planeta, da floresta, da água, da vida humana. A gente pode fazer isso, porque vamos precisar”, defendeu o presidente.
O petista destacou, ainda, a importância da ampla participação cidadã nos desafios ambientais. “Queremos levar a sério, definitivamente, a questão climática. Não é mais uma questão secundária, da universidade ou apenas de cientistas. É responsabilidade de todos nós. Ou nós cuidamos, ou nós afundamos. Do cuidado que a gente tiver na questão climática vamos viver mais ou menos. Não quero que o planeta destrua a espécie humana como destruiu os dinossauros”, completou.
A conversa ocorreu por videoconferência, e o presidente estava no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, em Brasília. A princípio, a entrevista de Lula à rádio amazonense ocorreria nessa terça (10), quando o presidente esteve em Manaus (AM). No entanto, por problemas de agenda, teve de ser adiada para esta quarta (11).
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
