Debate de Maragogi é marcado por propostas
Candidatos criticaram a ausência de Daniel Vasconcelos
O debate com os postulantes ao cargo de prefeito de Maragogi foi marcado, principalmente, por propostas para o crescimento futuro da cidade do Litoral Norte de Alagoas. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (24) na sede da Câmara Municipal. A ausência do candidato governista Daniel Vasconcelos (Progressistas – PP) foi muito criticada pelos candidatos presentes.
Dr. Jairo Teixeira (Republicanos), Marcos Madeira (MDB) e Fio (PL) apresentaram muitas propostas para a Capital da Costa dos Corais. O debate foi muito propositivo e praticamente não houve embate entre os candidatos. Não houve nenhum pedido de direito de resposta. Os ataques se resumiram ao candidato faltoso e a atual gestão.
O debate promovido pela rádio Maragogi FM foi mediado pelo radialista Caciano Verçosa. O primeiro a ter a oportunidade foi o ex-prefeito Marcos Madeira, seguido pelo vereador Fio, até chegar ao médico Jairo Xavier. O encontro teve seis blocos. O atual prefeito Sérgio Lira (PP) também foi criticado pelos candidatos.
Marcos Madeira comentou que a educação será a grande prioridade da sua gestão, caso seja eleito, afirmando que vai criar dez novas creches, vai lutar para a chegada de mais uma universidade, reestruturar o Plano de Cargos e Carreiras (PCC), rever a questão dos precatórios e reformar as escolas municipais. Ele também apresentou propostas para a governança, saúde, turismo, meio ambiente, assistência social, entre outras áreas. O ex-prefeito também destacou feitos na época em que ele governou Maragogi (2005-2012).
O vereador Fio destacou que em seu plano de governo terá o projeto de construção de novas creches, investir em educação, saúde e infraestrutura. Ele disse que educação, saúde e infraestrutura serão os principais pilares da gestão. O parlamentar também frisou investimentos no turismo e criar opções para o aquecimento do setor na baixa temporada, principalmente resgatando os tradicionais festivais como Mariscada, São João e Festival da Lagosta. Fio também apresentou propostas em outras áreas para o crescimento de Maragogi.
O candidato Jairo Xavier prometeu que vai enxugar a máquina pública, diminuindo o número de secretarias e órgãos dos atuais 28 para apenas 12. Ele disse também que vai criar o Centro de Tradições Nordestinas. O médico afirmou que vai resolver o problema da atenção básica. O médico disse que a área da saúde será a prioridade do governo. Xavier também apresentou propostas para o meio ambiente, turismo, educação, infraestrutura e outras áreas.