Meio ambiente

APA Costa dos Corais completa 27 anos de criação

Lugar é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil

Por Maurício Silva 23/10/2024 15h03 - Atualizado em 23/10/2024 19h07
APA Costa dos Corais completa 27 anos de criação
Crôas de São Bento, em Maragogi, são um dos atrativos da Costa dos Corais - Foto: Sérgio Alcântara

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais completa nesta quarta-feira (23) 27 anos de criação. Ela é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió.

A APA Costa dos Corais compreende os municípios de: Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió. 

Praia de Japaratinga se destaca na Costa dos Corais. Foto: Sérgio Alcântara



A gestão da APACC busca conciliar as atividades humanas (pesca, turismo e pesquisa) com a conservação do meio ambiente, acompanhando, orientando e conduzindo o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens e das culturas tradicionais.

A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

Praia de Xaréu 'Praia da Bruna' é uma das mais lindas da Costa dos Corais: Foto: Sérgio Alcântara

A sede da Unidade de Conservação fica em Tamandaré na sede do Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE. Além disso, conta com uma base avançada em Barra de Santo Antônio e outra em Porto de Pedras, que dá suporte ao Programa Peixe Boi, desenvolvido pelo ICMBio.

Praia do Salgado, em Japaratinga, possui uma das mais lindas paisagens da Costa dos Corais. Foto: Sérgio Alcântara

Histórico

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi criada em 1997, ano internacional dos recifes de corais, quando foi realizado um evento internacional sobre o tema em Tamandaré/PE. A existência de recifes de corais é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos com algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

Praia de Xaréu 'Praia da Bruna' é uma das mais lindas da Costa dos Corais: Foto: Sérgio Alcântara


A APA foi criada exclusivamente em áreas de sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente), representada pelos manguezais. Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.

Pôr do Sol na Praia de Japaratinga é deslumbrante. Foto: Sérgio Alcântara