PF faz operação no Mato Grosso do Sul sobre filiação indevida de Lula ao PL
Órgão cumpre nesta quarta-feira (30) mandado de busca e apreensão

A PF (Polícia Federal) realiza uma operação, nesta quarta-feira (30), no contexto da investigação que apura a filiação junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indevida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O órgão cumpre um mandado de busca e apreensão, em Mato Grosso do Sul.
A filiação indevida ocorreu em julho de 2023. Na ocasião, o TSE havia detectado que a senha utilizada para o procedimento seria de uma advogada do PL e levou o caso para a PF. “As investigações iniciaram a partir de notícia-crime oriunda do Tribunal Superior Eleitoral após identificar que o nome do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, havia sido filiado ao Partido Liberal”, diz o órgão.
De acordo com a PF, não houve propriamente uma invasão ao sistema de filiação partidária e, sim, a realização fraudulenta de pedido em nome de Lula. “Verificou-se que o uso dos dados falsos em nome do presidente teve início já no momento inicial do procedimento de filiação, quando o cidadão interessado em se filiar acessou o formulário digital em aba específica no sítio oficial do partido político, preenchendo diversas informações pessoais”, diz a corporação.
Entre as informações inseridas no sistema pelo funcionário do PL estão dados pessoais, políticos, selfie, endereço, telefone, e-mail, entre outros. Em tese, os investigados podem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. “A investigação terá continuidade para identificar eventuais outras fraudes que foram cometidas e a motivação dos criminosos”, finaliza.
Veja também
Últimas notícias

Carro avaliado em mais de R$ 400 mil pega fogo no bairro Jaraguá, em Maceió

Homem é preso suspeito de tráfico de entorpecentes no Conjunto Frei Damião, em Arapiraca

Acidente na rodovia AL-101 Norte deixa vítimas presas às ferragens, em Maragogi
![[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto](https://img.7segundos.com.br/rdNjPUEjyUms1BgMbcSu3CNdeZY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/planalto.jpeg)
[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto

Casal envolvido em furto de ateliê tem prisão mantida após audiência de custódia

Cabo Bebeto denuncia falta de água em bairro de Arapiraca e cobra providências
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
