Música

Orquestra Jovem de Maragogi faz apresentação em São Bento

Concerto ocorreu na quadra da Escola Manoel de Medeiros Costa

Por Maurício Silva 22/11/2024 08h08 - Atualizado em 22/11/2024 11h11
Orquestra Jovem de Maragogi faz apresentação em São Bento
Apresentação encantou o público presente - Foto: Sérgio Alcântara

Os moradores do povoado São Bento que foram ao concerto musical na quadra da Escola Municipal Manoel de Medeiros Costa ficaram encantados com a apresentação da Orquestra Jovem de Maragogi. O espetáculo com alunos de escolas públicas da Cidade do Litoral Norte de Alagoas ocorreu na noite desta quinta-feira (21).

A Associação Viva Música deu início nesta quinta (21) a segunda turma do projeto na cidade litorânea. O projeto é patrocinado pela Equatorial Alagoas que tem como principal objetivo promover educação musical para 60 crianças e adolescentes do município utilizando a música como um instrumento de transformação e resgate cultural. A iniciativa integra a plataforma E+ Cultura da concessionária e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que autoriza produtores a buscarem investimentos privados para financiar atividades culturais.

Todos integrantes da orquestra são de escolas públicas. Foto: Sérgio Alcântara



A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para a formação, interação e integração sociocultural de 60 crianças e jovens de escolas públicas do município de Maragogi, por meio de aulas teóricas e práticas. Os alunos são de três escolas públicas de Maragogi: Escola Dr. Edvaldo de Melo Sena, Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e Escola Manoel de Medeiros Costa.

A dedicação dos alunos surpreende os professores de música. Foto: Sérgio Alcântara


O aluno Gilearde Lucas Silva Lima, de 12 anos, estuda no 6º ano na Escola Manoel de Medeiros Costa, toca viola e está muito contente com o projeto. “Está muito bom e estou aprendendo muito. Vou levar o aprendizado para a vida toda e esse projeto é muito bom”, ressaltou.

Participar da orquestra é motivo de orgulho para a família. Foto: Sérgio Alcântara.


A dona Luciene Maria da Silva Bispo, de 41 anos, é mãe do Gilearde Lima, e também está muito contente com a orquestra. “Estou achando esse projeto o máximo e ajuda a criança a ocupar a mente, aprendendo cada dia mais nesse projeto e estou achando uma maravilha. Com certeza meu filho está gostando e cada dia mais ele vem aprendendo coisas novas e ele não fica só nas músicas que aprende na orquestra, ele vai além com outras músicas”, contou.

Alunos estão evoluindo a cada aula em Maragogi. Foto: Sérgio Alcântara


O estudante Isac da Silva Júnior, de 15 anos, estuda no 7º ano da Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e também adora o projeto. “Estou gostando muito e me interessei depois que vi uma apresentação na escola e decidir entrar no projeto. As aulas são divertidas e gosto muito de música”, disse.

Alunos estão empolgados com o projeto. Foto: Sérgio Alcântara


O professor Handeberg Silva contou que o projeto se encontra em plena evolução. “Os alunos vêm numa formação continuada e essa fase é muito importante porque vem fazendo uma repactuação, a gente está acompanhando o avanço desses alunos e também houve a entrada de novos alunos. O projeto ampliou e os alunos tiveram uma evolução muito significativa”, frisou.

Primeira-dama Márcia Regina Lira representou o governo municipal. Foto: Sérgio Alcântara


A Orquestra Jovem de Maragogi promove aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.


O evento ocorrido nesta quinta-feira (21) no povoado São Bento contou com a participação de representantes da Equatorial Alagoas, da Prefeitura de Maragogi, Associação Viva Música, além de professores e familiares dos alunos que integraram a Orquestra.

Veja aqui um vídeo: