Orquestra Jovem de Maragogi faz apresentação em São Bento
Concerto ocorreu na quadra da Escola Manoel de Medeiros Costa
Os moradores do povoado São Bento que foram ao concerto musical na quadra da Escola Municipal Manoel de Medeiros Costa ficaram encantados com a apresentação da Orquestra Jovem de Maragogi. O espetáculo com alunos de escolas públicas da Cidade do Litoral Norte de Alagoas ocorreu na noite desta quinta-feira (21).
A Associação Viva Música deu início nesta quinta (21) a segunda turma do projeto na cidade litorânea. O projeto é patrocinado pela Equatorial Alagoas que tem como principal objetivo promover educação musical para 60 crianças e adolescentes do município utilizando a música como um instrumento de transformação e resgate cultural. A iniciativa integra a plataforma E+ Cultura da concessionária e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que autoriza produtores a buscarem investimentos privados para financiar atividades culturais.

A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para a formação, interação e integração sociocultural de 60 crianças e jovens de escolas públicas do município de Maragogi, por meio de aulas teóricas e práticas. Os alunos são de três escolas públicas de Maragogi: Escola Dr. Edvaldo de Melo Sena, Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e Escola Manoel de Medeiros Costa.

O aluno Gilearde Lucas Silva Lima, de 12 anos, estuda no 6º ano na Escola Manoel de Medeiros Costa, toca viola e está muito contente com o projeto. “Está muito bom e estou aprendendo muito. Vou levar o aprendizado para a vida toda e esse projeto é muito bom”, ressaltou.

A dona Luciene Maria da Silva Bispo, de 41 anos, é mãe do Gilearde Lima, e também está muito contente com a orquestra. “Estou achando esse projeto o máximo e ajuda a criança a ocupar a mente, aprendendo cada dia mais nesse projeto e estou achando uma maravilha. Com certeza meu filho está gostando e cada dia mais ele vem aprendendo coisas novas e ele não fica só nas músicas que aprende na orquestra, ele vai além com outras músicas”, contou.

O estudante Isac da Silva Júnior, de 15 anos, estuda no 7º ano da Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e também adora o projeto. “Estou gostando muito e me interessei depois que vi uma apresentação na escola e decidir entrar no projeto. As aulas são divertidas e gosto muito de música”, disse.

O professor Handeberg Silva contou que o projeto se encontra em plena evolução. “Os alunos vêm numa formação continuada e essa fase é muito importante porque vem fazendo uma repactuação, a gente está acompanhando o avanço desses alunos e também houve a entrada de novos alunos. O projeto ampliou e os alunos tiveram uma evolução muito significativa”, frisou.

A Orquestra Jovem de Maragogi promove aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

O evento ocorrido nesta quinta-feira (21) no povoado São Bento contou com a participação de representantes da Equatorial Alagoas, da Prefeitura de Maragogi, Associação Viva Música, além de professores e familiares dos alunos que integraram a Orquestra.
Veja aqui um vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
