Núcleo de Orquestras de Maragogi toca Beethoven e Luiz Gonzaga
Concerto Didático ocorreu na quadra de esportes da Escola Cívico-Militar
O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi deu mais um espetáculo na cidade do Litoral Norte de Alagoas e desta vez as crianças e adolescentes de escolas públicas tocaram obras do consagrado compositor alemão Ludwig van Beethoven e do rei do baião Luiz Gonzaga. O concerto didático ocorreu na noite desta quinta-feira (13), na quadra de esportes da Escola Cívico-Militar Dr José Jorge de Farias Sales, no bairro Centro. O projeto é uma iniciativa da Associação Viva Música.
Depois da grande apresentação na quarta-feira (12) no povoado São Bento, os 60 estudantes das escolas municipais: Dr Edvaldo de Melo Sena, Dr José Jorge de Farias Sales e Manoel de Medeiros Costa, se encontraram, na noite desta quinta-feira (13), no Centro da cidade litorânea e deram mais um espetáculo para o público.

A aluna Izadora Lima Calaça, de 12 anos, toca trombone, estuda na Escola Cívico-Militar, e sente-se muito feliz em participar do projeto. “Participar desse projeto é algo gratificante porque a gente usa o nosso tempo praticando uma coisa interessante e deixa a gente focado. Eu já tocava na igreja e agora estou de vez na música”, disse a moradora da rua José Machado (Centro).

A jovem Yasmim Graziely Lima Calaça, é irmã da Izadora e disse que o interesse pela música aumentou. “A gente já tinha interesse por música, ela toca na orquestra da igreja, toca violino, e aqui começou a tocar a trombone. Ela é uma criança muito dedicada, os professores sempre elogiaram bastante ela e a gente ver de perto a evolução dela”, relatou.

O estudante Breno Rafael da Silva Pereira, de 10 anos, mora em São Bento e toca violoncelo. “Eu me sinto muito bem participando da orquestra, tocar é coisa muito boa. Minha mãe queria que eu entrasse e entrei, é muito bom. Eu sempre quis tocar e vou levar a música para a vida toda”, afirmou.

Élida Miné da Silva Pereira é mãe do Breno Rafael e ficou orgulhosa do filho. “É uma oportunidade única para as crianças e fiquei muito feliz com meu filho participando. Incentivei, ele gosta e estou muito satisfeita. Desde que ele entrou na orquestra o comportamento dele está bem melhor”, acrescentou.
Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi
O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promoveu aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

O Projeto
O projeto tem como principal objetivo utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. A iniciativa é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação).

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
