Música

Núcleo de Orquestras de Maragogi toca Beethoven e Luiz Gonzaga

Concerto Didático ocorreu na quadra de esportes da Escola Cívico-Militar

Por Maurício Silva 14/07/2023 08h08 - Atualizado em 14/07/2023 09h09
Núcleo de Orquestras de Maragogi toca Beethoven e Luiz Gonzaga
Estudantes fizeram um concerto musical didático - Foto: Sérgio Alcântara / Assessoria

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi deu mais um espetáculo na cidade do Litoral Norte de Alagoas e desta vez as crianças e adolescentes de escolas públicas tocaram obras do consagrado compositor alemão Ludwig van Beethoven e do rei do baião Luiz Gonzaga. O concerto didático ocorreu na noite desta quinta-feira (13), na quadra de esportes da Escola Cívico-Militar Dr José Jorge de Farias Sales, no bairro Centro. O projeto é uma iniciativa da Associação Viva Música.

Depois da grande apresentação na quarta-feira (12) no povoado São Bento, os 60 estudantes das escolas municipais: Dr Edvaldo de Melo Sena, Dr José Jorge de Farias Sales e Manoel de Medeiros Costa, se encontraram, na noite desta quinta-feira (13), no Centro da cidade litorânea e deram mais um espetáculo para o público.

Apresentação encantou o público em Maragogi. Foto: Sérgio Alcântara


A aluna Izadora Lima Calaça, de 12 anos, toca trombone, estuda na Escola Cívico-Militar, e sente-se muito feliz em participar do projeto. “Participar desse projeto é algo gratificante porque a gente usa o nosso tempo praticando uma coisa interessante e deixa a gente focado. Eu já tocava na igreja e agora estou de vez na música”, disse a moradora da rua José Machado (Centro).

Alunos evoluíram rápido no Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi. Foto: Sérgio Alcântara


A jovem Yasmim Graziely Lima Calaça, é irmã da Izadora e disse que o interesse pela música aumentou. “A gente já tinha interesse por música, ela toca na orquestra da igreja, toca violino, e aqui começou a tocar a trombone. Ela é uma criança muito dedicada, os professores sempre elogiaram bastante ela e a gente ver de perto a evolução dela”, relatou.

Todos são alunos da rede pública do município. Foto: Sérgio Alcântara


O estudante Breno Rafael da Silva Pereira, de 10 anos, mora em São Bento e toca violoncelo. “Eu me sinto muito bem participando da orquestra, tocar é coisa muito boa. Minha mãe queria que eu entrasse e entrei, é muito bom. Eu sempre quis tocar e vou levar a música para a vida toda”, afirmou.

A evolução dos alunos surpreendeu. Foto: Sérgio Alcântara


Élida Miné da Silva Pereira é mãe do Breno Rafael e ficou orgulhosa do filho. “É uma oportunidade única para as crianças e fiquei muito feliz com meu filho participando. Incentivei, ele gosta e estou muito satisfeita. Desde que ele entrou na orquestra o comportamento dele está bem melhor”, acrescentou.

Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promoveu aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

Parceiros do projeto ficaram contentes com o resultado. Foto: Sérgio Alcântara


O Projeto

O projeto tem como principal objetivo utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. A iniciativa é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação).

13 de julho foi uma data memorável em Maragogi. Foto: Sérgio Alcântara