Música

Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi inicia 2ª turma nesta quinta-feira (21)

Aula inaugural ocorre na quadra da Escola Manoel de Medeiros Costa

Por Maurício Silva 21/11/2024 15h03 - Atualizado em 21/11/2024 15h03
Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi inicia 2ª turma nesta quinta-feira (21)
Alunos estão empolgados com o projeto em Maragogi; 1ª turma iniciou em março de 2023 - Foto: Sérgio Alcântara

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi terá a aula inaugural da segunda turma, nesta quinta-feira (21), no ginásio da Escola Municipal Manoel de Medeiros Costa, no povoado São Bento. A expectativa é muito grande na cidade do Litoral Norte de Alagoas. No dia 10 de outubro desse ano, os alunos fizeram um concerto musical na praça Santo Antônio de Pádua

O projeto é idealizado pela Associação Viva Música e é patrocinado e pela Equatorial Alagoas que tem como principal objetivo promover educação musical para 60 crianças e adolescentes do município utilizando a música como um instrumento de transformação e resgate cultural. A iniciativa integra a plataforma E+ Cultura da concessionária e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que autoriza produtores a buscarem investimentos privados para financiar atividades culturais.

A iniciativa, totalmente gratuita, será voltada para a formação, interação e integração sociocultural de 60 crianças e jovens de escolas públicas do município de Maragogi, por meio de aulas teóricas e práticas. Os alunos são de três escolas públicas de Maragogi: Escola Dr. Edvaldo de Melo Sena, Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e Escola Manoel de Medeiros Costa.

O evento desta quinta-feira (21) que será realizado na Escola Manoel de Medeiros Costa, em São Bento, será aberto ao público e contará com a participação de representantes da Equatorial Alagoas, da Prefeitura de Maragogi, Associação Viva Música, além de professores e familiares dos alunos que integrarão a Orquestra.

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi promove aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

Apresentação no Centro de Maragogi encantou o público. Foto: Assessoria