Litoral Norte é destaque e impulsiona economia de Alagoas no setor turístico
Turismo injetou R$ 3,65 bilhões na economia do Estado em 2022.

As atividades turísticas de Alagoas injetaram R$ 3,65 bilhões na economia de Alagoas em 2022. O volume, que representa um crescimento de 56,6% em relação ao ano anterior, é o maior da série histórica, iniciada em 2015. Naquele ano, o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo somou R$ 1,48 bilhão, o que significa que, entre 2015 e 2022, o crescimento do turismo em Alagoas registrou um avanço de 146,6%. O grande destaque foi o Litoral Norte pelos de desempenhos de Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
Segundo o levantamento, o valor adicionado à economia de Alagoas pelo setor corresponde a 5,35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Os dados foram apresentados na terça-feira (18), pelos secretários de Estado do Planejamento, Paula Dantas; do Turismo, Bárbara Braga; e de Comunicação, Wendel Palhares, em entrevista coletiva realizada na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em Maceió.
Em 2022, o VAB do turismo foi puxado pelo segmento de alimentação, que representou 61,74% do total movimentado. Em seguida, aparecem os setores de alojamento (20,71%), aluguéis não imobiliários (10,15%), agências de viagens e organizações de eventos (2,29%) e comércio (1,91%). O VAB do turismo é o dinheiro que o turismo deixa no Estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios funcionando e maior crescimento econômico.
Valor per capita
A pesquisa também mostra que o Valor Adicionado Bruto per capita do turismo em Alagoas somou R$ 1.167,97 em 2022, um crescimento de 68,5% em relação a 2021, quando o valor per capita somou R$ 692,81. Em relação ao início da série histórica, quando o valor per capita foi de R$ 443,67, o crescimento foi de 163,2%.
Por município, Maragogi, a Capital da Costa dos Corais, é principal destino turístico do Litoral Norte, registrou o maior VAB per capita, alcançando R$ 9.907,00. Em seguida, Japaratinga apresentou VAB per capita de R$ 9.332,83, ocupando a segunda posição, enquanto São Miguel dos Milagres, com R$ 8.033,53, completou o trio de destaque da região.
Na quarta posição, Barra de São Miguel registrou VAB per capita de R$ 5.408,27. O município abriga atrativos como a praia da Barra de São Miguel, praia das Conchas e praia Niquim. Porto de Pedras, com VAB per capita de R$ 4.085,19, ficou na quinta colocação.
A secretária Paula Dantas destacou que a realidade de Alagoas mudou. “A gente está melhorando de verdade. Os indicadores mostram que a Alagoas de hoje é totalmente diferente da Alagoas de dez anos atrás. Hoje é um lugar de paz, onde os recursos chegam. E é essa a Alagoas que queremos”, disse,
“Os resultados são maravilhosos, o turismo quase triplicou. Temos um crescimento no interior, mostrando que os investimentos estão descentralizados. Estamos fazendo política pública emancipatória. Isso mostra que o governo está trabalhando para todos os alagoanos: o de Maceió, o de Delmiro Gouveia, de Japaratinga, de Maragogi, o que mostra que o alagoano vê esperança na sua região, na sua cultura”, ressaltou Paula Dantas.
Para a Seplag, o segmento de turismo em Alagoas é significativo e vem apresentando crescimento contínuo, tanto que, a partir de 2024, passou a ser incluído na pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (IATUR). “Essa pesquisa, conduzida pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], é um indicador que monitora o desempenho das atividades turísticas no Brasil e em alguns estados que atendam aos critérios”, ressalta o órgão, em relatório técnico.
De acordo com a Seplag, os dados ressaltam a relevância do turismo para a economia alagoana, evidenciando seu papel como um dos motores do desenvolvimento econômico. “A atividade estimula investimentos em infraestrutura, qualificação da mão de obra e expansão das atrações turísticas, contribuindo significativamente para a geração de empregos e o crescimento sustentável do estado”, defendeu.
Para o secretário de Comunicação, Wendel Palhares, os dados apresentados mostram o quanto Alagoas cresceu em dez anos. “Em 2015, tínhamos que reunir a imprensa para dizer o que tínhamos de negativo. Em 2014, Alagoas era campeã de desemprego. Hoje estamos reunindo a imprensa e comunicando que estamos bem. Mostrando que estamos crescendo mais do que outros Estados, em todos os sentidos. Hoje, Alagoas tem o menor índice de desemprego da história”, destacou.
Incentivos fiscais impulsionam expansão do turismo no interior
O avanço do turismo em Alagoas é fruto de uma política que inclui incentivos fiscais, como o programa Cresce Alagoas, lançado no ano passado pelo Governo de Alagoas. O programa consiste em uma robusta política pública baseada em incentivos tributários para atrair investimentos e contribuir para um ambiente competitivo e justo de negócios. Somente em seu lançamento, 23 atos normativos foram assinados de uma só vez. Além de beneficiar todas as pequenas e médias empresas, as medidas favorecem também 20 setores específicos em diferentes regiões do estado.
Além disso, desde 2022, o governador Paulo Dantas já entregou mais de 240 obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando cerca de mil quilômetros, por meio de um investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Os números robustos se materializam na melhoria da malha viária alagoana, que pavimenta a transformação econômica em curso e abre novos caminhos para o desenvolvimento do estado.
O reflexo disso, segundo os dados divulgados na terça-feira (18), é o crescimento do turismo no interior do Estado. O levantamento mostra que o VAB do turismo no interior do Estado quase triplicou em dez anos, avançando 194,26%. Em 2015, o interior representava apenas 1,3% do PIB do estado. Já em 2022, esse número cresceu para 2,4%, um aumento de 84,6% na participação do turismo no interior. Para termos de comparação, o crescimento de Maceió foi de 36,4% na participação do VAB estadual.
“Estamos demonstrando hoje o quanto o governador Paulo Dantas está focado nos investimentos descentralizados. Nosso estado é conhecido como destino de sol e mar. Desde 2015, tivermos investimentos em duplicação de rodovias, em segurança pública, em hospitais, o que deixa o turista mais seguro. Maceió figurava como uma das cidades mais violentas do país. Hoje, Alagoas não tem nenhuma cidade entre as mais violentas do Brasil”, destacou a secretária de Turismo, Bárbara Braga.
A consequência disso é sentida na expansão da rede hoteleira no Estado, que até 2028 deve ganhar 19 novos grandes empreendimentos, o que representa mais 9 mil leitos em construção. Esse impacto reflete diretamente na geração de empregos no setor, que deve criar 1.300 novos empregos formais. A expansão, que abrange diferentes partes de Alagoas, promete gerar empregos e impulsionar a economia local.
Em fevereiro deste ano, o Governo de Alagoas anunciou a concessão de incentivos fiscais e locacionais ao Vila Galé Brasil. O grupo português vai investir R$ 200 milhões na construção de um resort em Coruripe, Litoral Sul, o segundo da empresa hoteleira no Estado. O decreto assinado pelo governador Paulo Dantas foi publicado na edição de 5 de fevereiro, do Diário Oficial do Estado (DOE).
Número de leitos na rede hoteleira avança mais de 10% em 2024
Dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) revelam que na passagem de 2023 para 2024, o número de leitos na rede hoteleira de Alagoas saltou de 47.992 para 52.819, um crescimento de 10,05%, o que demonstra a força do turismo alagoano. Em números absolutos, são mais 4.827 criados em apenas um ano.
Em fevereiro, em evento ocorrido na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a secretária Bárbara Braga apresentou para os prefeitos alagoanos os números do crescimento do turismo alagoano nos últimos anos. Como os mais de 15% de aumento do número de voos, comparando janeiro a dezembro de 2023 com o mesmo período em 2024.
Além disso, o fluxo de passageiros cresceu 42,6% nos primeiros 10 meses do ano passado, também comparado com o mesmo período em 2023. Já em relação à temporada de cruzeiros 24/25, considerada a maior da história, o número de leitos cresceu para 148 mil.
Na temporada anterior, esse número era de 141 mil. A expectativa é de que sejam injetados mais de R$ 90 milhões na economia alagoana. Outro ponto importante citado pela gestora foi a expansão hoteleira. De 2015 até 2024, o aumento de leitos e unidades habitacionais foi de 158%.
“Continuaremos trabalhando com as instâncias de governança e com os municípios para expandir ainda mais o crescimento do turismo. O governador Paulo Dantas assumiu o compromisso de políticas públicas integradas, para atender a todos os alagoanos e fortalecer os diversos setores da economia. Para isso, temos programas como a Escola do Turismo, que já está em mais de 40 municípios do estado, com cursos gratuitos, oferecendo mão de obra qualificada”, finalizou Bárbara Braga.
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