Todos municípios da Costa dos Corais de AL estão no Mapa do Turismo
Com a atualização, Alagoas passa a ter seis regiões turísticas e 47 municípios cadastrados no programa
A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) divulgou a lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. O programa que reúne cidades e destinos com vocação para o turismo, realizou a atualização anual do cadastro das cidades brasileiras no mês de março. Com a atualização o território alagoano segue com seis regiões turísticas e 47 municípios cadastrados no programa, dentre os quais estão todos os oito que fazem parte da famosa região da Costa dos Corais.
A Costa dos Corais alagoana é um dos destinos mais procurados do Brasil e inclui lugares badalados como Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Os principais atrativos da região são as belezas naturais, principalmente as praias, que são perfeitas para quem quer curtir sol e mar. As cidades alagoanas são: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Porto Calvo (inclui ainda parte do início do Litoral Norte de Maceió).
O programa de regionalização do turismo instituído pelo Ministério do Turismo realiza anualmente a atualização cadastral dos municípios que são impactados pelo setor do turismo. Tal atualização é necessária para que os municípios possam ser categorizados pelo Mapa, definindo assim a área que será trabalhada pelo MTur no desenvolvimento de políticas públicas para cada região. O Mapa do Turismo possibilita a identificação do impacto econômico nas regiões turísticas e analisa o desenvolvimento do setor nas cidades cadastradas.
Segundo a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, Sandra Villanova, o cadastro no Programa Mapa do Turismo é importante para a consolidação e desenvolvimento das regiões turísticas no Destino Alagoas. “Com a inclusão no programa, as cidades inscritas passam a ter acesso aos recursos federais destinados ao segmento turístico, com isso o setor é cada vez mais impulsionado no Estado”, disse a superintendente.
APA Costa dos Corais
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió (Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió).
Lista das regiões turísticas e municípios
Região Cânions do São Francisco- Água Branca, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Piranhas, Belo Monte, Pariconha, Olho d’Água do Casado;
Região Costa dos Corais- Japaratinga, Maragogi, Paripueira, Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio;
Região Caminho das Águas- Marechal Deodoro, Piaçabuçu, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Penedo, São Miguel dos Campos, Roteiro, Barra de São Miguel;
Região da Caatinga- Mata Grande, Santana do Ipanema, Maravilha, Major Isadora, Olho d’Água das Flores;
Região do Agreste- Teotônio Vilela, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Boca da Mata, Lagoa da Canoa, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia;
Região dos Quilombos- Maribondo, Tanque d’Arca, Flexeiras, Mar Vermelho, Murici, São José da Laje, União dos Palmares, Viçosa, Ibateguara, Quebrangulo, Chã Preta.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
