Turismo

Festival de Velas aquece turismo na Costa dos Corais

Evento iniciou nesta sexta-feira (1º)

Por Maurício Silva 01/11/2024 16h04 - Atualizado em 01/11/2024 17h05
Festival de Velas aquece turismo na Costa dos Corais
Velejadores de vários países estão no mar da Praia de Burgalhau - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O início do Festival de Velas tornou Maragogi nesses dias na capital nacional da vela e o turismo tem se aquecido na região da Costa dos Corais. O evento náutico começou na manhã desta sexta-feira (1º), na paradisíaca Praia de Burgalhau, e segue até a próxima segunda-feira (4).

O Festival de Velas reúne cerca de 300 atletas do Brasil e do exterior
. O evento sedia as etapas do Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de várias categorias, mas atrai competidores de várias partes do mundo como Espanha, Estados Unidos, Austrália, Argentina, Itália, e outros.

Festival já tornou-se um sucesso no Caribe Brasileiro. Foto: Reprodução / Instagram


A presidente-executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, Ana Maria Carvalho, destacou que o evento é importante para toda a região. “Com certeza é importante para toda a região porque a pessoa fica em Maragogi, mas ela quer conhecer Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Barra de Santo, todo o Litoral Norte de Alagoas de uma forma ou de outra ele é contemplado”, destacou.

Ana Carvalho destacou que o trade turístico está entusiasmado com o evento. Foto: Isac Silva


Ana Maria Carvalho salientou que o evento é muito importante para Alagoas. “A importância não é local, a importância é consolidar Alagoas como destino de eventos esportivos e a gente tem maratona em Milagres, a gente tem campeonato de ciclismo, que também acontece na região. A gente quer consolidar. Hoje no Ministério do Turismo a Costa dos Corais é sol e mar, mas a gente tem ecoturismo, a gente tem turismo esportivo, a gente tem turismo religioso e a ideia é trabalhar vários segmentos para a Costa dos Corais”, frisou.

Prefeito eleito garante mais edições


O prefeito eleito de Maragogi, Daniel Vasconcelos ‘Dani’ (Progressistas – PP) garantiu que no futuro governo (2025-2028) o festival estará garantido. “Esse evento aquece muito a economia do nosso município. Eu fiz uma promessa, que não é difícil, junto com os vereadores, para que a gente coloque no calendário municipal. É muito importante para a nossa cidade. Vai ser realizado no mês de novembro e isso vai aquecer a economia, vai gerar emprego, gerar renda”, ressaltou.

Durante entrevista, Dani Vasconcelos garantiu a permanência do Festival de Velas. Foto: Isac Silva


Dani Vasconcelos quer criar um calendário de grandes eventos. “A gente vai fazer vários eventos. A gente ainda não tem o Festival do Camarão e outros festivais. Então, a gente vai ter uma reunião com vários empresários para saber as demandas deles e desenvolver com o novo secretário de Turismo da nossa cidade para que a gente faça um trabalho em conjunto, ouvindo a população, ouvindo os empresários para fazer vários eventos no calendário municipal e isso vai aquecer cada vez mais o turismo e a economia do nosso município também”, frisou.

Abertura

A abertura iniciou às 10h desta sexta-feira (1º) na área do evento na Praia de Burgalhau. A festa de abertura do campeonato será às 18h na Casa Burgalhau. Também haverá a arena de jogos: barrinha, cabo de guerra, caranguejobol, vôlei, queimado, futemesa e futevôlei. Também há o espaço cultural, de saúde e educação ambiental.

Várias modalidades de esportes à vela estão em disputa em Maragogi. Foto: Isac Silva


Categorias

A 3ª edição do Festival de Velas em Maragogi conta com disputas nas etapas nacional e sul-americana das seguintes categorias: Fórmula Windsurf Fins, IQ Foil Olímpico, Fórmula Foil, Racebord, Wingfoil, Kitsurf, slalon, jangada a vela regional e a participação especial de canoas havianas.

Ventos da Praia de Burgalhau são favoráveis para a prática esportes à vela. Foto: Isac Silva