Poupança registra o maior ganho real desde 2020, com a alta da taxa Selic
O desempenho atingiu 11,29%, com um ganho real de 3,59%

A caderneta de poupança registrou rentabilidade real recorde no acumulado dos primeiros meses deste ano, no maior nível desde 2020. Segundo levantamento da Economatica, o índice atingiu 11,29%, com rendimento real de 3,59%, considerando o acumulado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), da inflação oficial do país, até 30 de abril.
A aplicação financeira mais tradicional do país tem tido resultados que superam a taxa de inflação desde 2022. No entanto, não é o melhor retorno do mercado financeiro.
A poupança tem registrado recorde de retirada. De janeiro a maio deste ano, os brasileiros sacaram R$ 51,77 bilhões a mais do que depositaram na caderneta, de acordo com dados do Banco Central.
O movimento ocorre em meio aos juros elevados, que reduzem a competitividade da poupança frente a outros investimentos.
Com a alta da taxa básica de juros, a Selic, a aplicação tem perdido recursos. Além disso, a oferta de investimentos de baixo risco que rendem mais, como títulos do Tesouro Direto, também motiva o desinteresse pela poupança.
Para Fernando Marx, contribuidor do TC Cosmos, “a caderneta ter vencido da inflação não muda o fato de ser uma aplicação ruim pela ótica de custo de oportunidade”.
Pela regra vigente, a poupança paga 0,5% ao mês mais a TR, quando a Selic (taxa básica de juros da economia) está acima de 8,5% ao ano. Atualmente, a Selic está em 14,75%.
“Apesar de ser isento de Imposto de Renda, o rendimento da poupança é inferior ao rendimento do Tesouro Selic. Logo, apesar do ganho real no período, o investidor teria ganho mais caso tivesse deixado seu capital investido em LFT (Tesouro Selic), por exemplo”, avalia Marx.
O consultor financeiro Renan Diego afirma que desempenho da poupança é explicado pela alta da taxa Selic. “A poupança tem um rendimento atrelado a essa taxa básica de juros. Quando a gente olha para esse rendimento, que em tese é alto, na verdade, só obteve esse ganho porque a nossa taxa está alta, em 14,75% ao ano nesse momento”, explica.
Para ele, outros tipos de investimentos tão seguros quanto a poupança, como CDBs de instituições bancárias de médio à grande porte, que tem um rendimento ainda melhor, além de ter liquidez diária.
“A poupança pode parecer ser ótima, mas vale mais a pena buscar eficiência fora dela, como o CDB e o Tesouro Selic. Precisamos sempre comparar com a taxa básica de juros, a renda fixa hoje está a 14,75%“, conclui.
Raio X do investimento
A poupança rende 0,5% ao mês mais a TR quando a taxa Selic (taxa básica de juros da economia) está acima de 8,5% ao ano.
Atualmente a taxa Selic está em 14,75% ao ano.
A TR (Taxa Referencial) é um índice usado para corrigir alguns investimentos.
O rendimento é creditado mensalmente na data de aniversário do depósito (dia em que o dinheiro foi depositado).
Retiradas antes do aniversário do depósito não geram rendimento.
A poupança é isenta de Imposto de Renda.
Veja também
Últimas notícias

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
