CNH do Trabalhador: prazo final de inscrições antecipado para 7 de julho
Programa disponibiliza 3.505 vagas para inscritos no CadÚnico-AL obterem a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O prazo final para as inscrições no programa CNH do Trabalhador foi antecipado para 7 de julho, às 14h. Com mais de 80 mil inscritos em menos de três dias de inscrições, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ajustou o cronograma de inscrições devido à alta demanda.
O programa é exclusivo para pessoas inscritas no CadÚnico-AL até 31 de dezembro de 2024. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site do Detran Alagoas, pelo link: https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/cnh-trabalhador/. A mudança no prazo final das inscrições visa otimizar o processo de seleção para as 3.505 vagas disponíveis nesta primeira edição.
O Detran/AL reforça que todo o processo para participar do programa é totalmente gratuito: desde a inscrição até todos os trâmites para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso inclui exames clínicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – popularmente conhecidos como autoescolas –, além das provas teórica e prática de direção.
O programa CNH do Trabalhador é uma iniciativa do Governo de Alagoas que destina mais de R$ 3 milhões para a formação de condutores e emissão gratuita da primeira CNH nas categorias A ou B. As vagas foram distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios alagoanos. O processo de seleção, cujas regras foram publicadas na Portaria 1.206/2025 do Detran/AL, ocorrerá em três fases.
Após o encerramento das inscrições, a seleção dos candidatos será feita com base nos critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela Portaria do Detran. Após a divulgação da lista dos selecionados, os candidatos deverão abrir o processo de primeira habilitação, de acordo com o cronograma a ser divulgado pelo Detran, e em seguida seguir as etapas de exames médico e psicológico, e o curso teórico em um CFC indicado pelo órgão.
O processo deve ser finalizado em até 12 meses. Os custos adicionais por falta ou reprovação em exames serão de responsabilidade do candidato.
Pré-requisitos para a CNH do Trabalhador:
Ter mais de 18 anos; estar cadastrado no CadÚnico Alagoas até o dia 31 de dezembro de 2024; ter ensino fundamental completo; comprovar domicílio em Alagoas; e possuir CPF e documento oficial de identificação com foto. Para mais informações, acesse o site oficial do Detran Alagoas ou o perfil @detranalagoas no Instagram.
Veja também
Últimas notícias
Homem é atacado com golpes de garrafa e dupla suspeita foge no Tabuleiro
Homem bate na irmã, é preso em Arapiraca e se 'justifica' dizendo que ela não fez a comida
Após anúncio de greve na Ufal, Caio Bebeto ironiza: 'Fazem o L e depois entram em greve'
Idoso é preso após tentar acariciar vizinha e apontar faca para o filho dela em Arapiraca
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
