CNH do Trabalhador: prazo final de inscrições antecipado para 7 de julho
Programa disponibiliza 3.505 vagas para inscritos no CadÚnico-AL obterem a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O prazo final para as inscrições no programa CNH do Trabalhador foi antecipado para 7 de julho, às 14h. Com mais de 80 mil inscritos em menos de três dias de inscrições, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ajustou o cronograma de inscrições devido à alta demanda.
O programa é exclusivo para pessoas inscritas no CadÚnico-AL até 31 de dezembro de 2024. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site do Detran Alagoas, pelo link: https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/cnh-trabalhador/. A mudança no prazo final das inscrições visa otimizar o processo de seleção para as 3.505 vagas disponíveis nesta primeira edição.
O Detran/AL reforça que todo o processo para participar do programa é totalmente gratuito: desde a inscrição até todos os trâmites para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso inclui exames clínicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – popularmente conhecidos como autoescolas –, além das provas teórica e prática de direção.
O programa CNH do Trabalhador é uma iniciativa do Governo de Alagoas que destina mais de R$ 3 milhões para a formação de condutores e emissão gratuita da primeira CNH nas categorias A ou B. As vagas foram distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios alagoanos. O processo de seleção, cujas regras foram publicadas na Portaria 1.206/2025 do Detran/AL, ocorrerá em três fases.
Após o encerramento das inscrições, a seleção dos candidatos será feita com base nos critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela Portaria do Detran. Após a divulgação da lista dos selecionados, os candidatos deverão abrir o processo de primeira habilitação, de acordo com o cronograma a ser divulgado pelo Detran, e em seguida seguir as etapas de exames médico e psicológico, e o curso teórico em um CFC indicado pelo órgão.
O processo deve ser finalizado em até 12 meses. Os custos adicionais por falta ou reprovação em exames serão de responsabilidade do candidato.
Pré-requisitos para a CNH do Trabalhador:
Ter mais de 18 anos; estar cadastrado no CadÚnico Alagoas até o dia 31 de dezembro de 2024; ter ensino fundamental completo; comprovar domicílio em Alagoas; e possuir CPF e documento oficial de identificação com foto. Para mais informações, acesse o site oficial do Detran Alagoas ou o perfil @detranalagoas no Instagram.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
