Hospital erra e dá antídoto para picada de cobra a 11 bebês ao invés de vacina
Unidade de saúde conveniada com o município de Canoinhas instaurou sindicância interna
Onze recém-nascidos receberam antídoto para picada de cobra no lugar da vacina de hepatite B no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, uma das maiores cidades no Norte de Santa Catarina. Os bebês não apresentaram reações e seguem sendo acompanhados pelo município.
Os casos ocorrem entre quarta (9) e sexta-feira (11) e a situação foi confirmada pelo município nesta terça-feira (15). Em nota, o hospital, que é filantrópico e tem convênio com o município, afirmou que apura o caso por meio de uma sindicância interna.
"Reforçamos que, nenhuma reação adversa foi identificada nos recém-nascidos, os quais não estão internados, permanecem estáveis e sob acompanhamento, estando todas a famílias sendo acompanhadas por nossa equipe que está seguindo todos os protocolos de segurança dos pacientes", disse o hospital.
Os bebês receberam a aplicação inadequada de um medicamento chamado de imunoglobulina heteróloga, conhecido também como soro antibotrópico. A substância é usada, contra picada de jararaca, informou o município.
Diretora do hospital, Karin Adur afirmou ao g1 que os rótulos das duas medicações são do mesmo laboratório e, por isso, o soro teria sido colocado no lugar errado. A profissional destacou ainda que a dose aplicada nos bebês foi muito pequena, de 0,5 ml, o que representa risco muito pequeno.
A Secretaria de Saúde de Canoinhas informou ainda que foi comunicada do caso na segunda (14) pela Regional de Saúde de Mafra, na mesma região, e que as famílias dos bebês foram avisadas. Agora, os recém-nascidos serão acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
Após o caso ser divulgado, a prefeita Juliana Maciel afirmou que parte dos atendimentos do Hospital são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o município repassa cerca de R$ 1 milhão ao mês para custear os atendimentos. A gestora disse que pretende contratar uma auditoria para apurar o caso.
O que disse o hospital
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas informa que identificou, no dia 11 de julho de 2025, uma ocorrência envolvendo a administração de medicamento em sua unidade de maternidade, a qual está sendo devidamente apurada por meio de sindicância interna.
Desde o primeiro momento, o Hospital adotou todas as medidas de assistência e acolhimento às famílias e aos recém-nascidos envolvidos, que vêm e serão monitorados de forma contínua por nossa equipe multidisciplinar.
Reforçamos que, nenhuma reação adversa foi identificada nos recém-nascidos, os quais não estão internados, permanecem estáveis e sob acompanhamento, estando todas a famílias sendo acompanhadas por nossa equipe que está seguindo todos os protocolos de segurança dos pacientes.
O Hospital reafirma seu compromisso com a transparência, com a ética profissional e, sobretudo, com a segurança e bem-estar de seus pacientes e da comunidade, adotando todas as providências cabíveis para o total esclarecimento do ocorrido.
Veja também
Últimas notícias
Câmara aprova em 1º turno PEC com repasse do lucro de bets à segurança
EUA: Senado nega proposta para limitar poder de Trump em guerra no Irã
Polícia quer quebrar sigilo telefônico de réus por estupro coletivo
Arapiraca inicia programação do mês da mulher com ação de valorização na Praça Marques da Silva
Justiça mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia
Caio Bebeto aciona MP após reclamação de aluno sobre acessibilidade em universidade
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
