Saúde

Hemoal promove coleta externa de sangue e cadastro de doação de medula óssea em Porto Calvo

Ação ocorre no Hospital Regional do Norte

Por Maurício Silva 26/08/2025 07h07 - Atualizado em 26/08/2025 08h08
Hemoal promove coleta externa de sangue e cadastro de doação de medula óssea em Porto Calvo
Ação vai ocorrer no Centro de Referência do HRN - Foto: Maurício Silva

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta itinerante nesta terça-feira (26) no município de Porto Calvo, com o propósito de manter estabilizado o estoque de sangue para atender as maternidades e hospitais. A iniciativa se realizará no Hospital Regional do Norte (HRN), no bairro Mangazala, das 9h às 16h. O Hemoal também fará ao mesmo tempo, na unidade hospitalar, cadastro para doação de medula óssea.

Para a doação de sangue, que pode salvar até quatro vidas, o voluntário deve seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), como ter boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade.

Quem for doar sangue também não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

O procedimento é proibido permanentemente aos doadores acometidos por doença de Chagas, Aids e Sífilis, bem como para quem teve hepatite após os 11 anos de idade.

Quanto àqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano. No ato de doação é preciso apresentar um documento de identificação com foto.