Política

Lula inicia divulgação de campanha do novo slogan do governo

‘Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro’ foi o novo slogan definido pela comunicação do Executivo

Por R7 01/09/2025 10h10
Lula inicia divulgação de campanha do novo slogan do governo
Novo slogan foi apresentado durante reunião de Lula com ministros - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Em meio aos impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou nesta segunda-feira (1º) a divulgação da campanha do novo slogan do governo federal. A frase foi apresentada na semana passada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, durante reunião ministerial.

O slogan “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro” reflete a defesa da soberania nacional adotada pelo governo federal em meio à tensão comercial com os Estados Unidos e o presidente americano, Donald Trump, que autorizou até uma investigação sobre o Pix.

Lula publicou o novo slogan nas redes sociais. “Esse governo tem lado. O lado do Brasil contra quem ameaça a nossa soberania. O lado do povo contra os privilégios e injustiças que impedem nossas famílias de prosperar. O lado de quem trabalha, empreende e move o nosso país”, escreveu o presidente.

A nova campanha veiculada por Lula deve substituir aos poucos o antigo slogan: União e Reconstrução. O vídeo divulgado pelo presidente nas redes sociais destaca as conquistas do governo em 2 anos e meio de gestão, como a retirada do Brasil do Mapa da Fome.

Internamente, o governo avalia que a fase de “união e reconstrução” já foi concluída — o foco, agora, é o fim do mandato, com destaque para as entregas do Executivo.

Lula repete em seus discursos que governo chegou na fase de “colheita” das ações adotadas nos dois primeiros anos de gestão.

Críticas a Trump

Lula já declarou diversas vezes que Trump age como se fosse dono do mundo ou um imperador. A fala foi repetida aos titulares da Esplanada dos Ministérios na segunda reunião ministerial do ano, na última terça-feira (26).

“O Governo dos Estados Unidos tem agido como se fosse o imperador do planeta Terra. É uma coisa descabida, porque eu não vou repetir o que eu já falei sobre o Brasil, mas ele [Trump] continua fazendo ameaças ao mundo inteiro”, afirmou o petista na ocasião.

A tarifa de 50% a produtos brasileiros comprados pelos EUA foi anunciada pelo republicano em 9 de julho e começou a valer em 6 de agosto. Uma semana depois da vigência, o governo brasileiro anunciou um plano de contingência em resposta à determinação de Trump.

Outros slogans

Nos primeiros dois mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, o slogan usado foi “Um país de todos”. Posteriormente, nos dois governos de Dilma Rousseff, também do PT, os bordões escolhidos foram “País rico é país sem pobreza” e “Pátria educadora”.