Alagoas leva produtos da agricultura familiar para expandir mercados internacionais
Estado participa da Anuga 2025, na Alemanha, e de agendas em Portugal e na Espanha

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) integra, entre os dias 3 e 10 de outubro, a “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil”, que passará pela Alemanha e Portugal. A iniciativa reúne representantes de estados nordestinos com o objetivo de fortalecer a presença dos produtos regionais em mercados internacionais.
Na programação, Alagoas será representado pelas cooperativas CPLA, Carpil e Unicafes/AL, que participam da Anuga 2025, maior feira mundial do setor de alimentos e bebidas, em Colônia, na Alemanha. O estande do Consórcio Nordeste será o espaço para apresentação e negociação de produtos da agricultura familiar, em um evento que reunirá mais de 8 mil expositores de 120 países.
Entre os itens que Alagoas levará estão óleo de coco, coco ralado flocado, leite de coco, pimenta-do-reino, tempero caseiro, sucos de frutas cítricas, de uva e de caju, manteiga, leite em pó integral, bebidas lácteas, barras de chocolate e pó de cacau, além de doces de umbu e goiabada orgânicos.
A agenda inclui ainda rodadas de negócios com compradores europeus, imersões em experiências agroindustriais da agricultura familiar alemã, além de workshops sobre internacionalização, logística, requisitos comerciais e sanitários.
“A participação de Alagoas na Anuga 2025 representa um passo fundamental para ampliar o alcance internacional da nossa agricultura familiar. Estamos mostrando ao mundo a qualidade, a sustentabilidade e a inovação dos produtos das nossas cooperativas e abrindo novas oportunidades de negócios para o setor, com uma agenda intensa e imersiva na realidade de comercialização na Europa”, afirma Aline Rodrigues, gestora da Seagri.
Já entre os dias 7 e 10 de outubro, a comitiva de Alagoas estará em Portugal, onde haverá apresentação do espaço Ponto de Apoio, em Lisboa, que servirá de suporte comercial para produtos brasileiros no país e na Europa. E também participará de workshop sobre internacionalização de produtos, rodada de negócios com empresários e imersão na cadeia produtiva local.
A Missão Europa é promovida pelo Consórcio Nordeste com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e APEX Brasil.
Alagoas também participa da Rota da Integração
Antes de chegar à Anuga, na Alemanha, Alagoas marca presença na Rota da Integração, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, promovida pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em Portugal e na Espanha, em mais uma oportunidade de posicionar os produtos da agricultura familiar no mercado europeu.
O secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri, Ronaldo Targino, integra a comitiva como único representante do Nordeste nas agendas que tiveram início nesta segunda-feira (29), incluindo imersão em negócios com a APEX Brasil, visita à Embaixada do Brasil em Portugal para troca de experiências com organizações portuguesas, além de participar do Fruit Attraction 2025, em Madri, na Espanha.
Veja também
Últimas notícias

Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz

Rapper Oruam deixa presídio de Bangu após decisão do STJ

Câmara homenageia Claydson Mourinha e José Neto em Maceió

Entenda as novas regras de hospedagem que entram em vigor em dezembro

Grande SP tem terceira morte por suspeita de intoxicação por metanol

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir da lei
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
