Cibele Moura solicita criação de salas de regulação sensorial em hospitais de Alagoas
Parlamentar apresentou quatro indicações ao Governo do Estado
Com o objetivo de tornar o atendimento hospitalar mais acessível e acolhedor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes, a deputada estadual Cibele Moura apresentou quatro indicações ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde solicitando a instalação de salas de regulação sensorial em hospitais públicos de referência em Alagoas.
As propostas abrangem o Hospital Regional do Norte (em Porto Calvo), o Hospital Regional da Mata (em União dos Palmares), o Hospital Metropolitano de Alagoas (em Maceió) e o Hospital Geral do Estado (HGE) — quatro unidades que, juntas, atendem milhares de pacientes diariamente em diferentes regiões do estado.
Segundo Cibele, a medida representa um passo importante na humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e na garantia de direitos às pessoas com autismo. “Os hospitais, por natureza, são ambientes com ruídos, luzes fortes e muita movimentação. Para pessoas com autismo, isso pode ser extremamente desafiador. As salas de regulação sensorial ajudam a reduzir esses estímulos e permitem que o paciente se acalme, facilitando o atendimento médico e garantindo dignidade e acolhimento”, destacou a deputada.
Esses espaços devem contar com iluminação controlada, isolamento acústico e elementos reconfortantes, como pufes, mantas, fones abafadores, brinquedos sensoriais e outros recursos que auxiliem na organização emocional e sensorial do paciente.
“Trata-se de uma ação de baixo custo e de alto impacto. É uma forma concreta de promover inclusão e cuidado dentro das nossas unidades de saúde, garantindo que pessoas neurodivergentes sejam atendidas com respeito e sensibilidade”, completou Cibele.
As indicações apresentadas reforçam o compromisso da parlamentar com políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade, especialmente para crianças e adultos autistas, que ainda enfrentam dificuldades para receber um atendimento adequado em ambientes hospitalares
Veja também
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
