Infraestrutura

Governador e prefeita de Porto Calvo inauguram pista de acesso ao Caxangá

Inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (15)

Por Maurício Silva 15/12/2025 14h02
Governador e prefeita de Porto Calvo inauguram pista de acesso ao Caxangá
O governador destacou a importância da obra para a mobilidade, a segurança e o desenvolvimento local - Foto: Assessoria

A pista de asfalto de acesso ao histórico povoado Caxangá foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (15) no município de Porto Calvo. A inauguração foi liderada pelo governador Paulo Dantas (MDB), pela prefeita Eronita Sposito (MDB) e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

Totalmente asfaltado, o trajeto tem extensão de aproximadamente 4,5 km. A obra recebeu investimento de R$ 14,3 milhões, recursos do Tesouro Estadual. Além da pavimentação asfáltica, o novo acesso entre o Caxangá e a rodovia AL-465 recebeu ciclofaixa, drenagem e sistema de sinalização horizontal e vertical. As obras foram executadas por meio do Programa Alagoas de Ponta a Ponta, sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).


Paulo Dantas destacou a importância da obra. “É uma obra de mais de quatro quilômetros, com mais de R$ 14 milhões investidos, permitindo que as pessoas se locomovam com segurança e tranquilidade. Por meio de uma logística eficiente e de uma infraestrutura bem feita, vamos criar as condições para o visitante conhecer o rio (Manguaba), saborear a culinária local, o caranguejo e o camarão”, elencou.


Eronita Sposito revelou o sentimento da comunidade ao receber a pavimentação. “Os moradores esperaram muitos anos por esse asfalto e hoje vivem uma nova realidade", comemorou, apontando o potencial turístico do povoado. “Aqui é a terra do caranguejo, temos o rio, temos tudo para o desenvolvimento”, acrescentou.


O ministro Renan Filho também destacou o impacto social da obra. “Enquanto fui governador, junto com o Paulo, entregamos mais de 40 obras como essa, somando mais de 400 quilômetros de acessos. Se a gente juntar as pessoas que moram nesses distritos, são entre 150 mil e 200 mil alagoanos. É quase uma Arapiraca inteira, espalhada pelo estado", enfatizou.


A rodovia ganhou ainda pórtico de entrada e saída, além da escultura de um caranguejo (guaiamum) gigante, espécie abundante em Caxangá, cuja população faz a pesca artesanal.