Flávio e Tarcísio derrotariam Lula no 2º turno, mostra Apex/Futura
Levantamento ouviu 2.000 pessoas em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos
Pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), derrotariam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventuais cenários de segundo turno na disputa pelo Palácio do Planalto.
Foram ouvidas 2.000 pessoas em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03024/2026.
No primeiro cenário avaliado pelo levantamento, Flávio tem 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% de Lula. Votos em branco, nulos e "ninguém" somam 8,9%. Um percentual de 1,1% dos entrevistados não soube responder.
No segundo quadro, Tarcísio de Freitas marca 46,1%, enquanto Lula pontua 41,3%. Brancos, nulos e "ninguém" totalizam 10,2%. Já 2,3% não souberam responder.
Outros nove possíveis cenários de segundo turno foram testados. Neles, Lula surge numericamente atrás (mas empatado dentro da margem de erro) de figuras como os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Veja os demais cenários abaixo
Lula x Ratinho Jr.
Ratinho Jr. 44,8%
Lula 41,2%
Ninguém/Branco/Nulo 11,8%
Não sabe/Não respondeu/indeciso 2,2%
Lula x Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado 42%
Lula 41,8%
Ninguém/Branco/Nulo 13,7%
Não sabe/Não respondeu/indeciso 2,6%
Rejeição
A sondagem desta quinta-feira também aponta que o presidente Lula e o senador Flávio são os políticos mais rejeitados pelos eleitores no país.
O levantamento mostra que Lula é rejeitado por 51,7% do eleitorado, enquanto Flávio é desaprovado por 43,4%.
Em seguida, aparecem outros sete nomes — Eduardo Leite, Ratinho Jr., Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Aldo Rebelo, Ronaldo Caiado e Renan Santos — empatados dentro da margem de erro, com índices de rejeição que variam de 12,8% a 15,7% (veja os detalhes no gráfico abaixo).
Ainda conforme os dados, 2,8% dos entrevistados rejeitam todos os nomes citados. Ao mesmo tempo, 0,9% diz não rejeitar ninguém. Já 2,1% não souberam ou não responderam.
Veja também
Últimas notícias
Guarda Municipal prende em flagrante homem suspeito de assalto no Centro de Maceió
Marlan Ferreira celebra os 144 anos de Limoeiro de Anadia com inaugurações e investimentos em diversas áreas
Teto de posto de combustível cede e atinge carro em Arapiraca
Ronaldo Lessa cancela compromissos após ser diagnosticado com pneumonia
Traipu inaugura pavimentações e autoriza novas obras de infraestrutura em parceria com a Codevasf
Homem fica ferido após colisão entre moto e carreta em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
