Política

Eduardo Leite é vaiado em evento com Lula no RS

Governador do Rio Grande do Sul reagiu questionando se a atitude fazia jus ao lema 'o amor venceu o medo’

Por Veja 20/01/2026 20h08 - Atualizado em 20/01/2026 20h08
Eduardo Leite é vaiado em evento com Lula no RS
Governador do Rio Grande do Sul reagiu questionando se a atitude fazia jus ao lema 'o amor venceu o medo’ - Foto: Reprodução


Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) foi fortemente vaiado pelo público enquanto discursava em um evento que contava com o presidente Lula e outras autoridades, nesta terça-feira, no município de Rio Grande (RS).
Ao ser convidado a discursar, Leite foi recebido com vaias pela militância petista, maior parte do público na cerimônia, e reagiu questionando se aquele era "o amor que venceu o medo" nas eleições de 2022.

Afirmou, ainda, que estava ali para cumprir seu "dever institucional", e que as vaias serviriam para "incendiar ainda mais ódio, rancor e mágoa" na "outra metade", referindo-se à parcela da população que não votou no petista na última corrida ao Planalto.
Durante quase todo seu discurso, o governador falou acompanhado por vaias ao fundo.


Leite é um dos cotados pelo PSD, assim como o governador paranaense Ratinho
Júnior, para a disputa ao Planalto neste ano, e tem feito acenos ao eleitorado de Centro como uma alternativa à "polarização" representada por Lula e Bolsonaro.

Lula e Leite já se desentenderam em ocasiões anteriores. No final de 2024, por exemplo, e petista disse ter ficado incomodado quando o governador gaúcho se declarou "descontente" com a ajuda do governo federal ao Rio Grande do Sul, no contexto das tragédias climáticas que acometeram a região no período.
Para o gaúcho, na época, apesar de haver medidas tomadas pelo governo federal para ajudar o estado, elas "nem de longe correspondem ao que a propaganda oficial apresenta em termos de impacto" . Segundo
Lula, o governador deveria, no entanto, tê-lo agradecido.

Tags: