Polícia resgata aves silvestres e desarticula pontos de venda ilegal na Região Norte
Operação Onda Verde intensificou fiscalizações em povoados e estabelecimentos comerciais de São Luís do Quitunde e Matriz de Camaragibe
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu dezenas de aves silvestres e flagrou o comércio ilegal dos animais durante fiscalizações nos municípios de São Luís do Quitunde e Matriz de Camaragibe, na Região Norte de Alagoas, durante a quarta-feira (18). As atividades integram a Operação Onda Verde, que visa combater crimes ambientais e assegurar a proteção dos animais silvestres em todo o estado.
No período da manhã de quarta, as equipes concentraram esforços na zona rural de São Luís do Quitunde, com foco nos povoados Camorim e Paraíso. No primeiro local, um homem foi flagrado tentando ocultar um pássaro da espécie papa-capim ao notar a aproximação da viatura, admitindo posteriormente a ausência de licença ambiental.
Já no povoado Paraíso, os agentes localizaram 13 aves de espécies variadas, como sebite, guriatã, tiziu, maracanã e canário-da-terra, que foram prontamente recolhidas após a constatação da irregularidade.
Em Matriz de Camaragibe, no conjunto Cícero Cavalcante, outras duas residências foram fiscalizadas, resultando na entrega voluntária de 13 animais por proprietários que não possuíam autorização legal para a criação.
Ainda durante a operação, os policiais flagraram um estabelecimento agropecuário com 21 aves silvestres expostas à venda sem qualquer tipo de permissão dos órgãos competentes. Na ausência do proprietário, a responsável pelo local no momento da abordagem confirmou a inexistência da licença ambiental necessária para o comércio de animais.
Diante das irregularidades constatadas, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor dos responsáveis identificados, que responderão conforme o previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Todas as aves apreendidas ao longo do dia foram devidamente catalogadas e levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), sob a coordenação do Ibama, para receber os cuidados necessários antes de serem devolvidas ao habitat natural.

Veja também
Últimas notícias
PF aciona polícia argentina após suposta fuga de Flávio com destino aos EUA
Homem é preso suspeito invadir e quebrar casa de mulher trans em Palmeira
PL, partido de Flávio Bolsonaro, reconhece vitória de Lula nas eleições
Homem é levado à delegacia após denúncia de violência doméstica em Arapiraca
Prefeitura de Maceió transfere feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30)
Governo federal prorroga subsídio de R$ 2,12 no diesel por mais 30 dias
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
