Governo de Alagoas paga R$ 412 milhões dos precatórios do Fundef ao professores
Estado também acelera recorde de obras
O governador Paulo Dantas autorizou o pagamento de R$ 39 milhões para o próximo dia 15 de abril, liquidando o saldo residual da segunda parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8).
De acordo com o Governo do Estado, a medida é uma vitória direta para 23.063 professores da rede estadual, garantindo que o dinheiro chegue ao bolso de quem construiu a educação de Alagoas entre 1998 e 2006, incluindo ativos, aposentados e herdeiros.
O volume de recursos mobilizado pela gestão Paulo Dantas é sem precedentes e redesenha o cenário financeiro do estado. Este novo aporte consolida o montante histórico de R$ 412.491.919,23, a soma de todas as parcelas do Fundef destinadas ao pagamento de pessoal desde o início do cronograma, em 2024.
Este fluxo contínuo de capital não apenas faz justiça ao magistério, mas injeta fôlego extra na economia dos 102 municípios alagoanos. Vale lembrar que, enquanto o rateio de 60% beneficia os docentes, os servidores administrativos também já foram contemplados pela gestão com o pagamento dos juros dos precatórios em 2024.
A estratégia política do governo transformou os 40% dos precatórios destinados à infraestrutura em um legado de concreto e modernidade. O balanço financeiro revela um investimento acumulado de R$ 168.269.742,80 focados exclusivamente na construção de novas unidades de ensino por meio do programa Escola do Coração.
Os números mostram uma aceleração recorde na entrega de novas escolas. Em 2024, foram aplicados R$ 36,7 milhões. Já em 2025, o investimento disparou para R$ 97,9 milhões, o maior volume anual já registrado na série.
O saldo atual já ultrapassa os R$ 33,6 milhões para garantir que novos ginásios, laboratórios e centros de ensino integral sejam entregues em tempo recorde em todo o estado. Todo esse aporte soma-se ao reajuste de 6% para a categoria e a confirmação de novos concursos para merendeiras e auxiliares.
Veja também
Últimas notícias
Deputado Rafael Brito comemora crescimento histórico de inscritos no Enem 2026 em Alagoas
Contando a história de Arapiraca, Pau D’Arco e Baixão encantam o público em noite de arraiá comunitário
Representando Girau, Junina Girassol é uma das grandes finalistas do Circuito Alagoano de Quadrilhas
Residência de suspeito de matar o sogro é incendiada em São Miguel dos Campos
Mulher que alugou outdoor para achar marido engata namoro sério
Dunga dança música de Shakira e "gingado" do ex-atleta viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
