Município de Porto Calvo recebe Arraial da Justiça e Cidadania
Evento ocorre de 12 a 15 de maio de 2026
O histórico município de Porto Calvo passou a receber o mutirão do Arraial da Justiça e Cidadania e a abertura ocorreu na manhã desta terça-feira (12), na Creche Solar da Criança, no bairro Mangazala. O evento vai ocorrer no período de 12 a 15 de maio de 2026 reunindo, em mutirão integrado, as instituições do sistema de Justiça brasileiro para atendimento gratuito à população, atuando sob governança colaborativa.
A abertura do Arraial da Justiça e Cidadania contou com diversas autoridades e com a população já usufruindo dos serviços. Durante os quatro dias do evento, a população terá acesso a atendimento jurídico, emissão de documentos civis (RG, CPF, certidões, carteira de trabalho), mediação e conciliação de conflitos, ações de Justiça restaurativa, atendimento à mulher em situação de violência, serviços de saúde, ações educativas e oficinas de cidadania.

A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito, destacou que a gestão municipal abraçou o arraial e que a população é a mais beneficiada. "A gente entende que é muito importante para o nosso município e são vários serviços ofertados à comunidade, onde as pessoas resolverão problemas que teriam que sair daqui para resolver", disse.

Eronita Sposito ressaltou também que o evento é também uma forma de divulgar Porto Calvo. "É também uma forma de divulgar Porto Calvo para todos. Também teremos à noite o evento noturno, onde teremos teatro, vai ter feira gastronômica, a feira de artesanato, é uma forma de divulgar o nosso município", frisou.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, salientou que o arraial aproxima o cidadão da Justiça. "É uma das maneiras de aproximar o cidadão do Poder Judiciário e é um dos lemas da minha gestão: cada vez mais nós chegarmos perto das pessoas que mais necessitam, principalmente os mais vulneráveis e aquelas pessoas tidas como desconhecidas", disse.

O corregedor-geral de Justiça, Eduardo Tavares, contou qual o principal objetivo do evento. “Hoje o nosso grande objetivo com isso, com esse mutirão, é estreitar os laços entre povo e Estado. Estreitando esses laços nós estamos diminuindo esse fosso que ainda existe entre povo e Estado, entre nação e país. O objetivo é trazer para cada uma das pessoas mais necessitadas o sentimento de que o Estado tem esse olhar de preocupação com cada um e esse é o nosso papel", salientou.

A subdefensora-geral Thaís Moreira elencou alguns serviços ofertados pela Defensoria Pública. “A Defensoria Pública está oferecendo orientações jurídicas; ajuizando ações como pensão alimentícia; alvará; divórcio consensual; investigação de paternidade; temos também confecção de ofício para a segunda via de certidão de nascimento, casamento, de óbito, e também estamos aqui para dá todo tipo de orientação jurídica se alguém tiver algum processo em andamento podemos analisar o processo e também ofertar todo tipo de orientação. O importante é oferecer cidadania, acolhimento, levando toda orientação jurídica e todo serviço que a Defensor Pública pode oferecer", citou.

Rede Colaborativa
Integram a rede colaborativa a Prefeitura de Porto Calvo, o Governo do Estado de Alagoas, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o Tribunal de Justiça de Alagoas, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, as Defensorias Públicas Federal e Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Procuradoria Federal em Alagoas - PGF/AGU, as Polícias, Civil e Militar, instituições de ensino superior, Exército, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, órgãos dos Executivos federal, estadual e municipal e entidades da sociedade civil.

A escolha de Porto Calvo carrega densidade simbólica. Foi nesse território que se desenrolaram episódios decisivos das invasões neerlandesas no Brasil (1630-1654) e ali se consumou, em 1635, a execução de Domingos Fernandes Calabar. Na oportunidade, nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Centro histórico, haverá a peça teatral ‘O Julgamento de Calabar no Tribunal Celestial’.

Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e caminhão deixa mulher gravemente ferida na BR-316, em Palmeira dos Índios.
Declaração de Marcos Barbosa em favor de Lula causa estranheza entre petistas
Célia Rocha entra de cabeça na campanha de JHC reforçando especulações sobre vice
Polícia procura envolvidos em acidente que matou ciclista em Arapiraca
Tortura e abusos: clínica onde Cláudia Pollyanne morreu é alvo de nova investigação
Globo anuncia renovação de contrato com cinco ex-participantes do BBB 26
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
