Prazo para declaração de MEI vence no fim do mês
Mais da metade dos microempreendedores individuais ainda não entregou a declaração anual à Receita Federal
Microempreendedores individuais (MEIs) têm até o fim de maio para entregar a declaração anual de faturamento à Receita Federal. Segundo o governo, mais da metade desses trabalhadores ainda não enviou o documento.
A declaração é obrigatória para todos os MEIs, inclusive para quem teve faturamento por apenas alguns meses no ano passado ou até mesmo não registrou receita no período. O documento informa à Receita os valores recebidos ao longo de 2025.
A produtora cultural Tainá Hurtado, que atua como MEI em trabalhos eventuais, já enviou a declaração deste ano. Ela conta que costuma emitir todas as notas fiscais e usar o aplicativo para organizar os recibos, o que facilita o preenchimento.
“A parte mais trabalhosa é fazer a busca das notas, porque o sistema só permite filtrar períodos de até 30 dias. Então você precisa consultar mês a mês, somar os valores e depois informar o total na declaração. Mas é rápido, demora uns 15 minutos”, diz.
A declaração pode ser feita pelo aplicativo MEI, pelo Portal do Empreendedor ou pelo Portal do Simples Nacional até dia 31 de maio. O processo é simples: basta informar o número do CNPJ, selecionar o ano-calendário 2025 e preencher o valor da receita bruta anual.
Os rendimentos devem ser separados entre comércio e prestação de serviços. O empreendedor também precisa informar se teve empregado registrado no período antes de concluir o envio.
De acordo com a Receita Federal, cerca de 60% dos microempreendedores individuais ainda não entregaram a declaração anual.
Quem perder o prazo terá de pagar multa, que começa em R$ 50, mas pode aumentar conforme o tempo de atraso e chegar a até 20% do valor declarado. Além disso, a falta da declaração impede a emissão da guia mensal do Simples Nacional, o que pode gerar pendências fiscais e afetar benefícios previdenciários.
Especialistas também alertam para golpes envolvendo falsas cobranças e páginas que imitam os canais oficiais do governo.
A contadora Érica Gomes reforça que o contribuinte deve acessar apenas os portais oficiais, vinculados ao domínio gov.br.
“É importante conferir se realmente está no portal da Receita Federal. Não é preciso pagar nenhuma taxa para entregar a declaração. Mesmo que exista multa por atraso, isso não será um impeditivo para entregar a declaração”, explica.
Veja também
Últimas notícias
Sales reafirma críticas à carga tributária e defende debate sobre impostos elevados cobrados em AL
Adolescente é apreendido após agredir companheira em Palmeira dos Índios
Foragido da Justiça de MG é preso enquanto trabalhava em barraca na orla de Maceió
Homem agride a companheira com tapa no rosto após crise de ciúmes em Arapiraca
Maceioenses que vão assistir aos jogos da Copa do Mundo devem reforçar vacinas
Prazo para declaração de MEI vence no fim do mês
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
