Copom reage a riscos fiscais, acelera alta de juros e Selic vai a 7,75% a.a.
Esta é a terceira vez consecutiva que o BC opta por um avanço mais incisivo na taxa do que o de costume

De acordo com a aposta majoritária do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) acelerou o ritmo de alta da taxa básica de juros. Na penúltima reunião de 2021, nesta quarta-feira (27), o Copom elevou a Selic em 1,5 ponto percentual, de 6,25% ao ano para 7,75% a.a.
Esta é a terceira vez consecutiva que o BC opta por um avanço mais incisivo do que o de costume – abaixo de 1 ponto percentual -, mas é a sexta alta seguida na taxa. Com isso, a Selic se aproxima do patamar do fim de 2018, quando a taxa estava entre 8% a.a. e 7% a.a., antes do ciclo de queda consecutivas iniciado em julho de 2019 e interrompido no início deste ano.
“O Copom considera que, diante da deterioração no balanço de riscos e do aumento de suas projeções, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante. Neste momento, o cenário básico e o balanço de riscos do Copom indicam ser apropriado que o ciclo de aperto monetário avance ainda mais no território contracionista”, diz o comunicado do Comitê.
O objetivo do BC com uma alta mais incisiva é sinalizar para o mercado o seu compromisso com a meta de inflação no horizonte relevante, que abrange os anos de 2022 e 2023. Isso porque os agentes financeiros olham com desconfiança para a situação econômica e fiscal do país, ameaçada pela revisão do teto de gastos prevista na PEC dos Precatórios e pela criação do Auxílio Brasil com benefício de R$ 400.
Além disso, também influenciou a decisão do Copom a surpresa com a prévia da inflação de outubro, que atingiu 10,34% em 12 meses. Agora, o esforço principal do Copom é para com o recuo nas projeções do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o próximo ano.
A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para perseguir a meta de inflação, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para este ano, a meta é de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, podendo oscilar entre 2,25% e 5,25%. No ano que vem, o centro da meta é de 3,5%, com a mesma margem (2% e 5%).
Os analistas do mercado financeiro, no entanto, já esperam inflação em 8,96% em 2021 e 4,40% em 2022, de acordo com o Relatório Focus. Com isso, a expectativa é de uma Selic em 8,75% a.a até o fim deste ano e 9,5% a.a no ano que vem.
Selic pode fechar a 9,25%
Por outro lado, o Copom já sinaliza nova alta de mesma magnitude, ou seja, de mais 1,5 ponto percentual, na próxima reunião, a última do ano, que ocorrerá em 7 e 8 de dezembro de 2021.
“O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, destaca a nota do Comitê.
Outro cenário que contribui para o aperto da política monetária é a piora nas expectativas de crescimento econômico para 2022. Enquanto a mediana do mercado, de acordo com o Boletim Focus, está em avanço de 1,40%, algumas instituições financeira, como o Itaú, já esperam recessão da atividade econômica no próximo ano.
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
