Cidades

Comércio de Palmeira é movimentado com o Dia dos Finados

Coroa de flores e velas são itens mais vendidos

Por Henrique Interaminense 01/11/2021 10h10 - Atualizado em 01/11/2021 12h12
Comércio de Palmeira é movimentado com o Dia dos Finados
Ivone vai passar a noite em frente ao cemitério São Gonçalo vendendo as flores que ela confecciona - Foto: Weverton Bruno

Quem passa em frente aos cemitérios de Palmeira dos Índios percebe o colorido pelo caminho. De todos os tamanhos e formatos, as flores (mesmo que artificiais) trazem um toque mais leve para um lugar e uma data  naturalmente melancólicos.

A saudade e a tristeza são amenizadas com as homenagens. Impulsionado por isso, o comércio acaba movimentado com o feriado do Dia dos Finados. Quem se prepara para data acaba tenho vendas extras nesse período. É o caso do Fabiano de Araújo. Todos os anos ele vê a procura pelas coroas de flores aumentar na véspera na loja de artesanatos. “Vendemos aqui na loja e distribuímos nas feiras da região também. As coroas são as mais procuradas, mas também temos outros itens como os arranjos.” Disse ele.

Loja de artesanato do Fabiano teve o estoque reforçado para atender a demanda do dia dos finados. Foto: Henrique Interaminense

A cliente do Fabiano, Quitéria França, confirma a preferência pelas coroas. “Todo ano compro. É muito importante para mim, é uma forma de homenagear meus pais que já se foram.”

Ivone vai virar a noite vendendo flores, que ela mesmo produz, na frente do cemitério São Gonçalo. “Vendo flores de todas cores, e também velas e fósforos. Só saio daqui amanhã a tarde.”

Para a psicóloga Monalisa Garutti, cada pessoa reage o luto de maneiras diferentes. “O fato das pessoas irem até o cemitério nessa data, comprar flores é uma forma de manter os entes queridos vivos na mente delas, é uma representação de que a pessoa se faz presente. É uma forma de lembrar o quanto aquela pessoa foi amada, manter a memoria viva de alguma forma.”

Horários

Os cemitérios estarão abertos até as 17 horas. Amanhã, o cemitério São Gonçalo abre ás 5h onde será realizada uma missa. Lembrando que é preciso respeitar os protocolos de prevenção a covid-19. É preciso usar máscara. No local haverá alcool em gel  disponibilizado pela Prefeitura Municipal.