Cultura

Saiba a origem do Dia dos Finados

Antigamente, os rituais em lembrança dos mortos aconteciam em dias variados

02/11/2021 08h08 - Atualizado em 02/11/2021 08h08
Saiba a origem do Dia dos Finados
Dia dos finados. - Foto: Google

No dicionário, a palavra finado significa aquele que chegou ao fim. Pois bem, o dia dos finados é comemorado no mundo todo, tem lugar que faz até grandes festas como o México, o que atrai muitos turistas por lá. Mas, você sabe com surgiu o dia de finados?

Festa e alegria para comemorar o dia dos finados no México. Foto: Google.


A celebração do Dia de Finados em 2 de novembro aconteceu pela primeira vez há mais de um milênio, no ano de 998, de acordo com o site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em apenas uma data foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

Inicialmente, a data era conhecida como “Dia de todas as almas” porque, entre os séculos 2 e 10, os rituais em lembrança dos mortos aconteciam em dias variados, e não havia nenhuma data no calendário cristão que estabelecesse uma homenagem. As primeiras cerimônias eram, em geral, realizadas pelos familiares no terceiro dia após cada enterro. Mais tarde, passaram a acontecer no aniversário de morte.

Ainda que Odilo de Cluny tenha estabelecido o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, foi apenas no começo do século 20 que a data foi universalizada. Em 1915, o papa Bento XV permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, segundo informações da Igreja Católica.