Saúde

Palmeira dos Índios realiza X Semana do Bebê

Nesta edição, evento tem como tema “O Desenvolvimento Emocional na Primeira Infância”

Por 7 segundos com assessoria 16/11/2021 15h03
Palmeira dos Índios realiza X Semana do Bebê
Semana do Bebê busca reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância - Foto: Reprodução

Em parceria com as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios realiza de 22 a 26 de novembro a X Semana do Bebê.

A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento até os 6 anos. Este ano, o tema trabalhado será “O Desenvolvimento Emocional na Primeira Infância”.


Confira a programação da X Semana do Bebê, em Palmeira:


22/11 – Segunda

ABERTURA

Local: Ginásio da Escola Municipal Deputado José Sampaio (bairro Vila João XXIII)
8:30h: Apresentação do grupo Xaxado, do Centro de Educação Infantil Delfim da Mota Brandão
9h: Palestra com a enfermeira Fernanda. Tema: O Desafio da Primeira Infância em Tempos de Pandemia.
9h40: Palestra com a psicóloga Ana Clara. Tema: Relações Familiares na Primeira Infância.
10:20h: Coffe Break
11h: Contação de história com a professora Germânia Wênia. Tema: Emoções.


Local: Clube Campestre (Palmeira de Fora)
14h: Circuito Brincar: Atividades voltadas às famílias do Programa Criança Feliz. Palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional na Primeira Infância. Público: Programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social.


Local: Maternidade Santa Olímpia
16h: Entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nascer neste dia, na Maternidade, denominado “Bebê Prefeito”.
Critérios para a eleição do Bebê Prefeito: parto normal, deve ter no mínimo 6 consultas de pré-natal e ser de Palmeira dos Índios.


23/11 – Terça



Local: Centro de Educação Infantil Delfim da Mota Branco


8:30h: A importância da primeira infância. Palestrante: psicóloga Ana Luiza Canuto. Público alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


Local: Rotary Club
8h30: Roda de Conversa com a Enfermagem em margem ao Pré-Natal, sobre as vivências e experiências na Unidade Maternal no Parto e Pós Parto. Palestrante: enfermeira Jaqueline Oliveira.
9h30: Roda de Conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia.


Local: Casa Viva
14h: Roda de conversa ministrada pelo enfermeiro Rodrigo Amorim, sobre Direitos Sexuais e reprodutivos, com ênfase na prevenção das IST´s e gravidez na adolescência.
Público: adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/CRAS da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social e Cáritas Diocesana.


24/11 – Quarta



Local: Centro de Educação Infantil Benedito José Soares


8:30h: Palestra: Os desafios da primeira infância em tempos de pandemia. Palestrante: enfermeira Zoé Duarte Feitosa. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


Local: Ginásio da Escola Deputado José Sampaio


9:30h: Roda de conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia. Público-alvo: profissionais da Educação Infantil.


25/11 – Quinta



Local: Centro de Educação Infantil Leobino da Mota


8:30h: Palestra: Os cuidados com as relações emocionais para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Palestrante: enfermeira Layana Tomé. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


Local: Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Caparica


8:30h: Palestra: O desafio da primeira infância em tempos de pandemia. Palestrante: enfermeira Amanda. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


Local: Centro de Educação Infantil Irene Cavalcante Farias


8:30h: Palestra: Os cuidados com as relações emocionais para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Palestrante: enfermeira Renata Soares. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


Local: Centro de Educação Infantil da Fazenda Canto


8:30h: Palestra: A importância dos desafios do aleitamento materno. Palestrante: Drº Duda. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


Local: Rotary Club
9h30: Roda de conversa com a psicóloga Edileide. Tema: Sobre Vivências e Experiências na Saúde Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia. Público-alvo: profissionais da Assistência Social.


26/11 – Sexta



Local: Centro de Educação Infantil Jane Sampaio


8:30h: Palestra: A importância da alimentação para uma vida saudável. Palestrante: enfermeira Ana Paula da Silva Pinto. Público-alvo: pais ou responsáveis dos alunos.


ENCERRAMENTO

Local: Praça da Independência, às 15h
Passeio das crianças com triciclos, cavalinhos de pau em torno da Praça;
Apresentação da Orquestra Graciliano Ramos;
Momento espiritual em agradecimento à vida, ministrado pela psicopedagoga e diretora da Creche Jane Sampaio e Fernanda Passos, com a presença das crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI’s), profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação.
Palestra com a odontopediatra Ludmila. Tema: escovação e cuidados para ter dentes fortes.
Apresentação da Companhia Sonho de Criança.