Projeto Pau e Lata comemora 25 anos de existência em Palmeira dos Índios
Ação leva educação, música, espetáculos, oficinas e cortejos para vários lugares do Brasil
O Projeto Pau e Lata comemora os seus 25 anos de existência em caravana por Palmeira dos Índios nesta semana. O projeto Artístico-Pedagógico realiza quatro encontros entre Alagoas e Rio Grande do Norte e traz como estandarte o legado do Educador e Filósofo Paulo Freire.
O projeto trabalha a prática político-pedagógica com crianças e adolescentes para construir uma consciência de cidadania ativa através movimentos populares, professores de escolas públicas e representantes da militância cultural e ambiental, transformando em música vários elementos do cotidiano como latas, tambores plásticos, bujões entre outros.
O Pau e Lata, idealizado por Danúbio Gomes, nasce em Maceió em 1996 e se desenvolve no Rio Grande do Norte, retornando para Alagoas apenas em 2007 fundando um núcleo em Palmeira dos Índios. Antes da pandemia, o projeto marcava presença em mais 10 cidades de Alagoas, e para comemorar os 25 anos surge a caravana Pau e Lata, focado no centenário de Paulo Freire e na Educação Popular.
“Estamos na segunda etapa, onde a primeira foi realizada em Natal, e agora estamos aqui em Palmeira com as crianças e adolescentes que participam da metodologia do projeto. Em seguida, com as instituições e militâncias que trabalham com a educação popular, tanto no meio social quanto no meio cultural. E a noite teremos uma programação cultural, com uma troca de experiências, tanto para os coordenadores do projeto quando os grupos culturais de Palmeira dos Índios”, explica o coordenador do projeto, Eduardo Felito.
A caravana dos 25 anos do Pau e Lata chegou em Palmeira dos Índios esta semana com sede na Escola Ambiental Francisco Carimbé, e segue para Mossoró e Natal no Rio Grande do Norte no próximo dia 5. O projeto não recebe apoio governamental e paraa receber doações e apoio financeiro, basta entrar em contato através do Instagram @pauelata.