Educação

Sinteal faz crítica a bonificação dada as escolas na Provinha Palmeira

Segundo o sindicato, trata-se de uma política de meritocracia excludente

Por 7segundos 15/12/2021 17h05
Sinteal faz crítica a bonificação dada as escolas na Provinha Palmeira
Sinteal considera a bonificação uma politica excludente. - Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cesar, divulgou o resultado de um prêmio destinado à educação. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTEAL) emitiu nota repudiando a ação afirmando que representaria um processo meritocrático excludente que não reconhece as condições precárias enfrentadas por muitos profissionais.

"Durante a pandemia os trabalhadores da educação seguraram o ano letivo usando seus telefones celulares, computadores e ultrapassando a jornada. Os professores das escolas do campo precisaram ir a pé entregar atividades nas casas dos alunos, enfrentaram problemas de conectividade que é quase inexistente nas zonas rurais. O anúncio divulga justamente estas como as piores escolas do município." diz a nota. 

De acordo com o presidente do núcleo regional do Sinteal em Palmeira dos Índios, Izael Ribeiro, houve muito sacrifício nesse momento de pandemia, e isso foi ignorado pela gestão. “A meritocracia em Palmeira não passa de uma grande falácia! Professores da Escola do Campo Francisco Pinto foram entregar atividades nas casas dos alunos por falta de acesso à internet durante a pandemia. Hoje é o aniversário de 50 anos da Escola Franscisco Pinto e esse foi o presente da Gestão para os educadores!”. disse ele. 

Izael reforça o posicionamento do Sinteal contrário à esse modelo de gestão. “Fica aqui o nosso repúdio a esse tipo de política que aprofunda as desigualdades na nossa sociedade. Nos solidarizamos com os profissionais das escolas que foram ‘rotuladas como piores’. Sabemos da luta dos nossos companheiros e companheiras, e continuaremos lutando pela valorização para todos”.