Educação

Professores realizam protesto em frente a Prefeitura de Palmeira dos Índios

Profissionais cobram data de pagamento do rateio dos precatórios do Fundef

Por 7segundos, 22/12/2021 12h12 - Atualizado em 22/12/2021 17h05
Professores realizam protesto em frente a Prefeitura de Palmeira dos Índios
Professores realizam protesto na frente de Palmeira dos Índios - Foto: Weverton Bruno

Professores realizaram um protesto na frente da Prefeitura de Palmeira dos Índios na manhã desta quarta-feira (22) no centro da cidade. A reivindicação dos profissionais é sobre o pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Uma reunião foi marcada com o Prefeito Júlio Cezar.

A professora Márcia Garcia diz que os profissionais não podem mais esperar o pagamento que é direito deles. “Em todas as instancias as categorias foram contempladas, nós não temos mais como esperar. E nós esperarmos que hoje seja um dia marco na historia desse FUNDEF e que o prefeito conscientemente saiba que a gente não pode esperar. Esse dinheiro é nosso, foi de um trabalho de luta quando iniciamos o FUNDEF aqui, quem iniciou a educação fomos nós os veteranos. A gente que ia dar aula nas serras e chegávamos tarde. Por isso a gente acredita que o prefeito vai fazer o pagamento o mais rápido possível.”

Maria José também é professor e diz que já são vários anos de luta. “Essa é uma luta nossa de 98 até 2006 que o governo deixou de fazer esse pagamento. Faltava só a lei começar a valer para que a gente teria direito a receber, então não tem como não nos pagar, se não pagar vai responder judicialmente por improbidade administrativa.” Disse ela.

O representante do sinteal Izael Ribeiro diz que a categoria anseia por isso há muito tempo. “Essa discussão acontece desde 2018. A cada avanço dentro do universo jurídico e politico ficamos mais próximos do rateio. Então esse é mais um momento que caminhamos no sentido de conseguir segurança jurídica e o pagamento urgente destes precatórios. O Sinteal tem feito uma luta para o pagamento de todos os profissionais da educação, vigia, merendeiras... É uma luta para todos e todas.

O Prefeito Julio Cezar não apareceu na reunião. A reunião aconteceu com a procuradoria.