Seduc implanta cardápio especial nas escolas indígenas de Alagoas
O novo cardápio foi adaptado de acordo com as preferências de consumo dos estudantes
Uma das grandes novidades para o ano letivo de 2022 da rede estadual de ensino é o novo cardápio da merenda escolar construído exclusivamente para atender a cultura alimentar dos estudantes indígenas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Nutrição Escolar, ouviu os gestores das dezessete escolas indígenas da rede estadual para entender quais os hábitos alimentares dos alunos e conhecer as preparações mais comuns em cada aldeia.
Dessa forma, o novo cardápio foi adaptado de acordo com as preferências de consumo dos estudantes, com um predomínio maior de preparações cozidas e forte presença de frutas e raízes. A principal particularidade será o munguzá salgado, o prato tradicional entre os nativos foi um pedido de adição ao menu escolar. Toda essa mobilização busca respeitar os hábitos alimentares e culturais das aldeias, assim como assegurar a disponibilização de refeições nutricionalmente adequadas nas escolas e o amparo aos alunos em vulnerabilidade social.
“Respeitar e dar subsídios à cultura indígena em diversas esferas é extremamente importante para os povos indígenas e sociedade como um todo. Com a alimentação escolar não poderia ser diferente! Ouvimos os gestores dessas escolas e buscamos construir um cardápio que fosse funcional e característico dos seus hábitos alimentares e cultura. É um direito deles e dever nosso, contribuir com a perpetuação dos seus hábitos”, pontuou a Nutricionista e Supervisora de Programas e Projetos do Núcleo de Nutrição Escolar, Raquel Vasconcelos.
O cardápio já foi implantado nas unidades de Educação Escolar Indígena e entra em vigor no primeiro dia do ano letivo. Os gestores escolares podem acessar o cardápio e os documentos orientadores em www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/alimentacao-escolar.
Os investimentos do Governo de Alagoas na Educação abrangem também os reforços na alimentação escolar. Com o Programa Mais Merenda, o Estado garantiu um repasse financeiro complementar, que triplicou o valor dos recursos para a aquisição de alimentos nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Além de triplicar a merenda, o programa proporcionou a aquisição de 150 caminhões frigoríficos, que são destinados ao auxílio no armazenamento e distribuição dos alimentos nas escolas.
Últimas notícias
Rick publicou vídeo em avião antes de helicóptero desaparecer em SC
Defensoria Pública leva atendimento gratuito a moradores de três bairros de Maceió
Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas
TST suspende julgamento de dissídio da greve dos Correios
Quaest: Lula e Flávio têm empate técnico no limite da margem no 1º turno
Helicóptero com cantor Rick e empresário desaparece durante voo em Santa Catarina
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
