Seduc implanta cardápio especial nas escolas indígenas de Alagoas
O novo cardápio foi adaptado de acordo com as preferências de consumo dos estudantes
Uma das grandes novidades para o ano letivo de 2022 da rede estadual de ensino é o novo cardápio da merenda escolar construído exclusivamente para atender a cultura alimentar dos estudantes indígenas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Nutrição Escolar, ouviu os gestores das dezessete escolas indígenas da rede estadual para entender quais os hábitos alimentares dos alunos e conhecer as preparações mais comuns em cada aldeia.
Dessa forma, o novo cardápio foi adaptado de acordo com as preferências de consumo dos estudantes, com um predomínio maior de preparações cozidas e forte presença de frutas e raízes. A principal particularidade será o munguzá salgado, o prato tradicional entre os nativos foi um pedido de adição ao menu escolar. Toda essa mobilização busca respeitar os hábitos alimentares e culturais das aldeias, assim como assegurar a disponibilização de refeições nutricionalmente adequadas nas escolas e o amparo aos alunos em vulnerabilidade social.
“Respeitar e dar subsídios à cultura indígena em diversas esferas é extremamente importante para os povos indígenas e sociedade como um todo. Com a alimentação escolar não poderia ser diferente! Ouvimos os gestores dessas escolas e buscamos construir um cardápio que fosse funcional e característico dos seus hábitos alimentares e cultura. É um direito deles e dever nosso, contribuir com a perpetuação dos seus hábitos”, pontuou a Nutricionista e Supervisora de Programas e Projetos do Núcleo de Nutrição Escolar, Raquel Vasconcelos.
O cardápio já foi implantado nas unidades de Educação Escolar Indígena e entra em vigor no primeiro dia do ano letivo. Os gestores escolares podem acessar o cardápio e os documentos orientadores em www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/alimentacao-escolar.
Os investimentos do Governo de Alagoas na Educação abrangem também os reforços na alimentação escolar. Com o Programa Mais Merenda, o Estado garantiu um repasse financeiro complementar, que triplicou o valor dos recursos para a aquisição de alimentos nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Além de triplicar a merenda, o programa proporcionou a aquisição de 150 caminhões frigoríficos, que são destinados ao auxílio no armazenamento e distribuição dos alimentos nas escolas.
Últimas notícias
Ex-Titãs Paulo Miklos é atração do 14º Penedo Moto Fest
Prefeitura de Penedo promove ação com mamografias gratuitas em comemoração à Semana da Mulher
Projeto Seis & Meia é retomado em Penedo com show das bandas Lostalgia e Gato Negro
IPTU 2026: Prefeitura de Penedo dá descontos de 25% na cota única digital até 30 de abril
Prefeitura de Palmeira dos Índios lançará programação especial dedicada às mulheres
Família Cavalcante faz história no Passo de Camaragibe com o bloco O Jacaré
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
